#ESPECIALUFU45

Saúde do Servidor na UFU: conheça a Dirqs

Setor oferece atendimento nas áreas de perícia, segurança e medicina do trabalho, promoção e assistência à saúde dos servidores da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 17/04/2023 às 08:30 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

A Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia (Progep/UFU), tem como finalidades formular diretrizes, planejar, orientar, coordenar, supervisionar e controlar os assuntos referentes à assistência biopsicossocial, vigilância e perícia em saúde. É composta por três divisões: Divisão do Siass e Perícia em Saúde (Dispe); Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (DESMT); e Divisão de Promoção e Assistência à Saúde do Servidor (DPASS).

A Divisão do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor - Siass - e Perícia em Saúde do Servidor possui um trabalho ancorado em uma perspectiva contemporânea, tendo por objetivos centrais a promoção e a proteção da saúde do servidor. Suas ações se baseiam em atividades de implementação na área de saúde do servidor, identificando situações de risco e desenvolvendo iniciativas de prevenção de agravos, diagnóstico, reabilitação e programas de promoção à saúde do servidor. É a equipe responsável por registrar e analisar os atestados, realizar perícias e junta médica oficial. O setor conta com atendimentos nos campi de Uberlândia, Patos de Minas, Ituiutaba e Monte Carmelo.

A Divisão de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho desenvolve as atividades de saúde ocupacional e segurança do trabalho; busca a prevenção de doenças, promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida no trabalho; e é responsável pela realização de exames periódicos, admissionais, demissionais e acompanhamento de acidentes biológicos. Além disso, avalia e propõe medidas de prevenção e correção de condições inseguras nos ambientes e processos de trabalho, investiga e analisa os acidentes, ministra treinamentos de segurança no trabalho aos servidores e realiza assessoria nessa área. A Perícia em Saúde também está disponível nos campi de todas as quatro cidades.

As ações desenvolvidas na Divisão de Promoção e Assistência à Saúde do Servidor existem no âmbito da prevenção, promoção e assistência, priorizando as atividades interdisciplinares. O Setor de Ações em Dependência Química (Sadeq) faz parte da DPASS e desenvolve programa de atenção à pessoa com problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de álcool e outras drogas lícitas e ilícitas. O setor oferece atendimento ambulatorial e setorial aos servidores, seus dependentes e estudantes universitários, ambulatório, intervenções, ações de prevenção e promoção à saúde, cursos e capacitações diversas. Além disso, disponibiliza acolhimento psicossocial e atendimento em crise, que não precisa de agendamento prévio.

Equipe da Dirqs em confraternização. (Foto: Arquivo pessoal)

A coordenadora da Divisão de Promoção e Assistência à Saúde do Servidor, Eminéa Aparecida Vinhais Lima, destaca o cuidado que a Dirqs possui com as saúdes física e mental dos servidores e dependentes. “Esse cuidado ocorre por meio de diversos serviços, especialmente quatro áreas: o Setor Integrado de Ações de Promoção à Saúde do Servidor (Siapss), o Setor de Atenção à Dependência Química (Sadeq/Oficina da Vida), o Ambulatório de Saúde do Servidor (Asser) e o Ambulatório Afeto, que oferta serviços em práticas integrativas e complementares. As atividades primam pelo bem-estar das pessoas, oferecendo atendimento humanizado”, conclui.

Além dessas atividades, o Asser - que fica localizado no bairro Umuarama, em Uberlândia -, oferece atendimento médico nas áreas de clínica geral, cardiologia, ginecologia, urologia, ortopedia, neurologia, endocrinologia, otorrinolaringologia, psiquiatria e enfermagem.

A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.