Saúde

No ‘Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo’ conheça ações promovidas pelo Setor de Atenção à Dependência Química da UFU

Este sábado, 18 de fevereiro, é a data da campanha nacional contra contra a dependência de bebidas alcoólicas. O Sadeq/UFU oferece opções práticas para membros da comunidade acadêmica e seus familiares que desejam tratar o vício

Publicado em 17/02/2023 às 17:04 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Homem de moletom com capuz, cabisbaixo, com garrafa de álcool na mão

Dependência de álcool ou alcoolismo é uma doença crônica multifatorial, sendo um dos transtornos mentais mais comuns atinentes ao consumo repetido de álcool. (Foto: Pixabay)

O álcool é amplamente consumido pela humanidade, há muitos milênios, na forma de diversas bebidas tradicionais - vinho, cerveja, hidromel etc - e se mostrou um elemento difícil de dissociar do convívio dos humanos. Dessa forma, figura na categoria de drogas lícitas, aquelas que têm sua produção, distribuição e consumo regularizados/autorizados por órgãos de saúde governamentais ao redor do mundo.

Apesar desses fatores, não deixa de ser uma droga e, como tal, pode causar efeitos adversos em seus usuários. O principal deles é o alcoolismo, ou vício em álcool, doença que ocorre quando a pessoa passa a fazer uso excessivo, duradouro e compulsivo de bebidas alcoólicas, o que gera consequências em sua vida pessoal, familiar, profissional e social. Para além disso, a pessoa pode vir a óbito por quadros de saúde advindos dessa enfermidade, a exemplo de infarto e cirrose hepática.

As situações individuais de abuso de álcool, quando somadas, geram um cenário bastante preocupante para a saúde em geral, principalmente quando se analisam os dados de internações hospitalares e óbitos.

Segundo o estudo “Álcool e a Saúde dos Brasileiros – Panorama 2022”, realizado pelo Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), houve um aumento de quase 7% de pessoas internadas por razões atribuíveis (exclusivas) ao álcool, entre 2010 (337 mil) e 2019 (358 mil). Quanto ao número de óbitos atribuíveis ao álcool registrados nesse período, foi de 70 mil. Já no ano seguinte observou-se um dado preocupante: um aumento de 24% nas mortes, passando de 6.594 em 2019 para 8.169 em 2020 - algo inédito no registro da série histórica.

Ainda conforme este levantamento do CISA, a tendência é alarmante, visto que os dados de 2021 apontaram que 18,4% da população em geral fazia consumo abusivo de álcool. Embora o dado se refira aos 30 dias anteriores à realização da pesquisa, destaca um cenário complicado, pois muitos dos que a responderam não têm a noção exata de que estão fazendo consumo abusivo da substância.

Nesse sentido, o Setor de Atenção à Dependência Química (Sadeq), da Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs/UFU), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia (Progep/UFU), disponibiliza um questionário para que todas as pessoas possam avaliar a sua relação de consumo de álcool.

Nomeado de CAGE, esse questionário é um instrumento utilizado para fazer uma triagem relacionada a problemas com álcool. Ele é composto por quatro perguntas de resposta ‘sim’ ou ‘não’ e leva apenas um minuto para ser preenchido. O resultado do teste não é um atestado de dependência química, mas, em caso de duas ou mais respostas positivas, é recomendado que se busque um profissional de saúde para conversar a respeito.

Outras ações do Sadeq - Oficina da Vida

O setor também desenvolve ações de assistência, promoção, prevenção, ensino e pesquisa para toda a comunidade acadêmica (servidores e seus dependentes, fundacionais e estudantes), com atendimento ambulatorial (geral para transtornos relacionados ao consumo de substâncias psicoativas, para tabagistas e para familiares). Na linha da promoção e prevenção oferece intervenções setoriais, capacitações (cursos, palestras, seminários, workshops) e outros serviços relacionados.

Confira, abaixo, como entrar em contato com o Sadeq e com o Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Outras Drogas:

>>> Sadeq/Oficina da Vida

• Endereço: Av. Mato Grosso, 3.370, Bairro Umuarama - Campus Umuarama / Bloco 4E - Uberlândia (MG) - CEP 38405-314
  • E-mail: seadq@dirqs.ufu.br
  • Telefones para contato: (34) 3225-8086 / (34) 3225-8079

>>> Caps-AD Uberlândia

• Endereço: Rua Genarino Cazabona, 826, Bairro Luizote - Uberlândia (MG) - CEP 38414-193
  • Telefone para contato: (34) 3226-2276

Palavras-chave: UFU prevenção saúde Dirqs Progep Sadeq drogas