Tecnologia

Laboratórios da UFU fazem parceria com Usiminas e GM para desenvolvimento de materiais para segurança veicular

Contrato é o sexto assinado nos cinco primeiros meses do ano

Publicado em 31/05/2023 às 12:14 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Prédio do Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD), no Campus Santa Mônica, em Uberlândia. (Foto: Fernando Buiatti)

O mais recente contrato firmado pelo Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD), em parceria com a iniciativa privada, vai atender ao setor automotivo em busca de nacionalizar materiais associando a veículos mais seguros e mais leves. O projeto vai envolver a General Motors (GM), a Usiminas, o laboratório de soldagem (Laprosolda) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e uma segunda universidade, a Universidade de São Paulo (USP).

Trabalharam para a efetivação da parceria os coordenadores do LTAD e do Laprosolda, Sinésio Franco e Louriel Vilarinho, juntamente com os professores Waldek Wladimir (do LTAD) e Gilmar Batalha, docente de Engenharia Mecânica da Escola Politécnica da USP.

A parceria foi realizada pelo edital do programa ROTA 2030 – Linha V, da Fundação de Apoio da Universidade de Minas Gerais (Fundep), envolvendo cerca de R$ 2,5 milhões de investimentos. O contrato foi comemorado pelos pesquisadores do LTAD e é o sexto assinado, nos cinco primeiros meses do ano. O recente contrato com uma montadora de automóveis e uma siderúrgica ainda conta com apoio financeiro da Fundep e tem previsão para 30 meses de duração.

Desenvolver pesquisas de inovação com empresas tem sido a mais importante ferramenta de investimento do laboratório, com forte infraestrutura tecnológica e capacidade intelectual agregada. Nos últimos cinco anos, o LTAD já soma 22 projetos de PD&I em parcerias com empresas, além de quase 90 projetos de extensão em prestação de serviços e cerca de 50 empresas parceiras. Somente na área de óleo e gás, os recursos em pesquisas somam R$ 34,5 milhões.

Na UFU, dois laboratórios têm se destacado em fazer parcerias para desenvolver projetos em PD&I: o LTAD e o de Solda e Usinagem. Juntos, eles formam a Unidade Femec/UFU da Embrapii, Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação.

Palavras-chave: LTAD Engenharia Mecânica Parceria Contrato GM Usiminas