Sadeq realiza evento em comemoração ao 'Dia Mundial da Saúde'

Atividade contou com aferição de pressão e glicemia, oferta de frutas e chás medicinais

Publicado em 26/05/2023 às 11:55 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

'Momento Saúde' incluiu a aferição de glicemia. (Fotos: Isabella Breve)

O "Dia Mundial da Saúde", comemorado anualmente no dia 7 de abril, marca a data de fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS), ocorrida em 1948. Com o objetivo de chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global, a comemoração de cada ano se concentra em uma preocupação específica de saúde pública. Em 2023, o tema é “Saúde para Todos”.

Na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor (Dirqs) é responsável por cuidar da saúde dos servidores. O Setor de Atenção à Dependência Química (Sadeq), integrado à diretoria, realiza ações de assistência, promoção e prevenção para toda comunidade acadêmica no que se refere aos transtornos mentais e comportamentos decorrentes do uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas (álcool, tabaco e outras drogas). Com o objetivo de promover e chamar a atenção para os cuidados referentes à saúde e prevenção a doenças, o setor realizou, no último dia 26 de abril, o evento “Momento Saúde”. Dentre as atividades, houve aferição de pressão e glicemia, oferta de frutas e chás, além do repasse de informações referentes a hábitos saudáveis de vida.

O evento foi destinado aos servidores da universidade e discentes. A técnica em enfermagem Marilda Arantes Oliveira realizou orientações sobre os princípios terapêuticos dos chás medicinais com base nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - como orientado pelo Ministério da Saúde e pela OMS. “Nós oferecemos a aferição de pressão e glicemia, que, isoladamente, não são diagnósticos, mas alertas para que as pessoas procurem um serviço de saúde”, complementa.

Sandra de Fátima Barcelos Correa Moura, servidora da Dirqs e assistente social, aponta a importância desta iniciativa: “Nós, como estamos integrados na Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor, sabemos que esses eventos são necessários. Acredito que a promoção da saúde precisa começar daqui”. Sandra e outros servidores que compareceram ao “Momento Saúde" se depararam com resultados inesperados. “Não esperava que minha pressão estivesse alta, e ela está. Eu senti que não estava bem hoje de manhã. O aconselhamento das profissionais do setor foi fundamental nesse momento”, sublinha.

Além das orientações dos profissionais, cartazes informativos foram espalhados pelo local

Foram ofertados chás de capim-cidreira, canela, alfavaca e manjericão, utilizando, assim, seus benefícios na promoção da saúde dos servidores. Além disso, o Sadeq firmou uma parceria com a Unimed Uberlândia, que forneceu frutas variadas para o “Momento Saúde”.

Segundo a gerente do setor e assistente social, Joana D’Arc Vieira Couto Astolphi, o objetivo da oferta de frutas da estação foi estimular a alimentação saudável. “O consumo de frutas na sociedade é relativamente baixo; a ação proposta é um incentivo para que as pessoas incluam em sua dieta o consumo regular de frutas”, acrescenta.

Bananas, maçãs e laranjas foram disponibilizadas, graças à parceria com a Unimed Uberlândia

“Alguns alertas foram acionados; atendemos pessoas com pressão e glicemia alteradas. Desta forma, o evento contribuiu e sinalizou a necessidade de maior atenção com a saúde. Entendemos que os objetivos propostos com o evento foram alcançados”, avalia Marilda Arantes Oliveira.

Palavras-chave: Diretoria de Qualidade de Vida e Saúde do Servidor Dirqs Evento Promoção à saúde