Publicado em 06/02/2025 às 23:27 - Atualizado em 07/02/2025 às 14:19
Em Sessão Solene do Conselho Universitário (Consun), na noite desta quinta-feira (6/2), Valder Steffen Junior colocou a pelerine branca e o capelo em Carlos Henrique de Carvalho e, com o gesto, marcou a transmissão do cargo de reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para o quadriênio 2025-2028. Na mesma cerimônia, Carlos Henrique Martins vestiu a pelerine azul em Catarina Machado Azeredo e transmitiu, simbolicamente, a vice-reitoria da UFU. A cerimônia aconteceu no Anfiteatro do Bloco 3Q do Campus Santa Mônica.
A mesa diretora foi composta pelos professores Valder Steffen Junior, que foi reitor e presidente do Consun nos últimos oito anos; Carlos Henrique Martins, último vice-reitor; e Antonino Martins da Silva Júnior, que ocupou o cargo de reitor de 1988 a 1992, representando todos os ex-reitores. Carvalho e Azeredo se juntaram à mesa, conduzidos por três conselheiros: professora Rosana Maria Nascimento de Assunção, diretora do Instituto de Ciências Exatas e Naturais da UFU Pontal; Elizete Mendes Rosa, representante do Sindicato dos Trabalhadores Técnico–Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet-UFU); e Kássio Silva Cunha, representante discente.
O professor José Antônio Galo, diretor do Instituto de Ciências Biomédicas, saudou o novo reitor e vice-reitora em nome do Consun e manifestou reconhecimento a Steffen, Martins e Orlando Mantese pela condução democrática dos conselhos, em um momento de conjuntura nacional desfavorável, com ataques às universidades e pandemia.
Martins relembrou os quatro anos em que esteve na vice-reitoria, agradeceu à comunidade pelo apoio e à parceria com Steffen e destacou a competência da nova vice-reitora, para quem transmitiu o cargo. O ex-reitor Steffen destacou a importância da autonomia universitária, da valorização da democracia, do respeito à ciência, das políticas de assistência estudantil e dos direitos humanos. Agradeceu à equipe que o acompanhou, em nome do vice-reitor da primeira gestão, Mantese, e de Martins, além dos conselhos, dos sindicatos, da comunidade, das forças políticas da região que auxiliaram a universidade, entre outros.
A professora Maria de Lourdes Barbosa Oliveira, conhecida como Dona Lourdinha, uma das responsáveis por ter alfabetizado Carvalho quando ele tinha 20 anos, participou da cerimônia com um discurso de homenagem ao novo reitor da UFU. “Há 38 anos você acreditou que a literatura podia provocar sonhos, invenções e mudanças no seu mundo individual”, disse a professora.
Dona Lourdinha lembrou que Carvalho era o primeiro a chegar à sala de aula, lia incansavelmente e aproveitou tudo o que a escola podia lhe oferecer como educação básica. Destacou a persistência, a coragem e a disciplina como características que ele sempre teve. “Viva o Carlos na educação mais ampla”, finalizou.
A vice-reitora Azeredo discursou destacando a honra de receber o cargo e o compromisso com a valorização da diversidade e com as diversas demandas da universidade. Ela agradeceu à sua família, às mulheres do movimento das Catarinas que a auxiliaram durante a licença-maternidade, aos colegas da Faculdade de Medicina (Famed) e ao professor Carvalho, convidando o público a conhecê-lo além da resolutividade, mas também da sensibilidade.
Azeredo lembrou a reportagem publicada no Comunica UFU que mostra como mulheres são maioria na universidade, mas minoria em gestão e docência superior, e lembrou a importância da professora Ilar Garoti, que foi vice-reitora da Universidade de Uberlândia, antes da federalização, como também detalha a reportagem citada. Da UFU, Azeredo é a primeira mulher a ocupar o cargo de vice-reitora. “O mais importante não é ser a primeira, é abrir caminhos”, declarou, citando Conceição Evaristo.
Docente da UFU há 15 anos, Azeredo é nutricionista e mestre pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), doutora em Ciências, na área de Epidemiologia, pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com período de estágio doutoral na London School of Hygiene and Tropical Medicine. Atualmente, é professora associada da área de Saúde Coletiva do curso de Nutrição na Famed/UFU, unidade acadêmica em que também atuou como diretora.
O reitor, Carvalho, cumprimentou as autoridades presentes, aproveitando para falar sobre as futuras parcerias, e manifestou sua gratidão às pessoas que foram essenciais na sua jornada, como os ex-reitores e vices, os colegas do Instituto de História (INHIS), da Faculdade de Educação (Faced), da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (ProPP) e a sua família. Ele ressaltou a resistência, a construção coletiva e os desafios contemporâneos da UFU.
“A autonomia universitária nunca foi uma concessão gratuita, mas uma conquista de movimentos sociais e intelectuais comprometidos com a democratização do conhecimento e da sociedade. A universidade pública é vista como um bem estratégico para o desenvolvimento nacional, e esse embate histórico reflete dois projetos distintos de universidade: um que a vê como espaço de reflexão, inovação e transformação social, e outro que busca subordiná-la a interesses externos. Com base nessa concepção, a UFU consolidou-se como um centro de excelência voltado à produção de conhecimento comprometido com a equidade e o desenvolvimento social”, discursou.
Carvalho é a primeira pessoa com deficiência (PcD) e o primeiro professor da área de Ciências Humanas a assumir o cargo de reitor da UFU. São 35 anos dedicados à UFU, onde foi estudante e é docente, pesquisador e gestor. É graduado em História e mestre em Educação pela UFU e doutor em História Econômica pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Universidade de Lisboa.
Atualmente, Carvalho é professor titular da Faced. Foi pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação entre 2017 e 2024, período em que presidiu o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Forprop) e integrou conselhos de agências de fomento como Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A leitura da Ata da Sessão Solene do Consun foi feita pela servidora Elaine da Silveira Magali. Houve ainda apresentação musical do grupo Choro do Almoço, formado por discentes da UFU.
O novo reitor foi nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 23 de dezembro de 2024 e está em exercício desde 7 de janeiro de 2025. A nova equipe de servidores gestores da Reitoria também já foi nomeada, no Diário Oficial da União (DOU), assim como ocorrerá nas próximas semanas com a vice-reitora.
O evento foi marcado pela presença de autoridades, o que, conforme comentaram diversos membros da mesa diretora, mostra a relevância da UFU e da posse dos novos gestores. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, foi representado pelo ex-prefeito de Uberlândia e ex-deputado federal Gilmar Machado. Compareceram o prefeito de Uberlândia, Paulo Sérgio Ferreira; a prefeita de Ituiutaba, Leandra Guedes; o procurador da República, Cléber Eustáquio Neves; o procurador-chefe junto à UFU, Luís Henrique Assis Nunes; o deputado federal Weliton Prado; o deputado estadual Elismar Prado e o bispo diocesano de Uberlândia, Dom Paulo Machado.
Também estiveram presentes representantes de diversas instituições de ensino e pesquisa, como a reitora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Marinalva Vieira Barbosa; a reitora da Universidade Federal de Catalão (UFCat), Roselma Lucchese; o reitor da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Christiano Peres Coelho; o ex-reitor da UFU, Alfredo Júlio Fernandes Neto; o ex-presidente da Capes, Abílio Baeta Neves; a representante da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Connie McManus; o presidente da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Felipe Attiê; a representante do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Adriana Melo; e o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de Minas Gerais, Lucas Mendes.
A presidente da Associação dos Docentes da UFU (Adufu), Jorgetânea Ferreira; o coordenador do Sintet-UFU, Norton Nunes; o presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab Minas), Márcio Bernardino; o diretor pleno da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Fernando de Moraes; além de vereadores e outras personalidades também prestigiaram a solenidade.
Convidados que não puderam comparecer enviaram seus cumprimentos, como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema; o presidente do CNPq, Ricardo Galvão; dezenas de reitores, além de deputados e outras autoridades.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Reitoria REITOR vice-reitoras Posse Evento solenidade Carlos Henrique de Carvalho Catarina Azeredo gestão 2025-2028 Chapa 2 UFU com Você
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS