#ESPECIALUFU45

Parcerias Público-Privadas: motor de Inovação na UFU

Investimento externo contribui para desenvolvimento de projetos e pesquisas na universidade e atende demandas do mercado

Publicado em 05/06/2023 às 07:49 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Orçamento restrito, mão de obra qualificada e um mercado sedento por inovação tecnológica. Eis o cenário propício para o crescimento das Parcerias Público-Privadas (PPPs) na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Seja em programas de pesquisas ou na manutenção das atividades, o investimento externo contribui para o crescimento da universidade e, consequentemente, das pessoas que desenvolvem projetos acadêmicos e profissionais na instituição.

Laboratório: lugar de inovação e investimentos

Os investimentos no Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD) são um exemplo bem-sucedido em que o financiamento contribui para o desenvolvimento de atividades na universidade, formação de profissionais e até mesmo para atender demandas do mercado. O laboratório tem se consolidado como referência nacional no desenvolvimento de materiais resistentes ao desgaste para indústrias agrícolas, óleo e gás, mineração, ferroviário e siderurgia.

Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste recebeu R$ 54,5 milhões em investimentos. (Foto: Milton Santos)

Em 15 anos de atuação, o LTAD já recebeu R$ 54,7 milhões em investimentos oriundos de empresas nacionais. Neste período, foram desenvolvidos 40 Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Somente em 2023, houve captações de R$ 5,5 milhões para o desenvolvimento de três projetos.

Guilherme Fiuza Aquino, aluno de iniciação científica no LTAD, compartilha sua experiência na UFU, destacando a importância dessas parcerias: "Percebo a importância do trabalho realizado no laboratório e como o ensino e a pesquisa podem colaborar em parceria com a indústria. Vejo essa união como ideal para um engenheiro mecânico em formação, pois, ao mesmo tempo em que trabalhamos no desenvolvimento de novas tecnologias, também estamos em diálogo com as necessidades da indústria."

Já Felipe Caixeta, pesquisador do LTAD na área de prospecção e negócios, enaltece a parceria da universidade com o mercado. “Para nós, a aproximação da academia com a indústria, via PPP’s, é fundamental para manter o laboratório em sintonia com as demandas reais do mercado e poder trazer para os alunos uma experiência aplicada. Parcerias com grandes empresas cobram um profissionalismo na execução de projetos que a universidade precisa aprender. Quebrar o distanciamento que existe entre a universidade e as indústrias é um papel fundamental para o desenvolvimento do país”, opina.

Olhar do mercado

Ronaldo Valentini, da Venturoso Valentini: 'PPP possibilita melhora de performance'. (Foto: Cristiane de Paula)

Um exemplo de parceria de êxito entre a universidade e o mercado é realizado entre o LTAD com a empresa Venturoso Valentini (VV), referência no segmento do agronegócio, com mais de 50 anos de experiência na fabricação de peças para colheitadeiras e tratores para marcas e companhias mundiais.

Esta cooperação visa desenvolver novos materiais e rotas de fabricação para componentes de colheitadeiras de grãos. O gerente de Desenvolvimento de Novos Produtos da VV, Ronaldo Valentini, valoriza a interação com a universidade. "O trabalho de análise feito no LTAD nos trouxe informações importantes sobre o nosso processo produtivo e sobre as oportunidades que temos para melhorar a performance dos produtos no campo", relata.

A parceria entre a LTAD e a VV envolve análises comparativas entre materiais e tratamentos térmicos de componentes utilizados em colheitadeira de cereais.

Celeiro de inovação

O LTAD é atualmente um ambiente rico em aprendizado, contando com 22 alunos de graduação envolvidos em projetos de iniciação científica e oferece uma abordagem prática para o aprendizado, para a inovação.

Os estudantes participam em todas as fases de prospecção de parcerias. Esse processo se inicia com a elaboração dos projetos de pesquisa e continua com as etapas de programação, elaboração do cronograma de trabalho e reuniões com empresas. Eles têm a chance de ver em primeira mão como a pesquisa acadêmica interage com o mundo empresarial e ganham experiência em temas relacionados à comunicação e negociação.

A série "ESPECIALUFU45" reúne textos escritos por membros da equipe da Diretoria de Comunicação Social (Dirco), mas também está aberta à contribuição de outros integrantes da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). As sugestões de temas a serem abordados, bem como o envio de materiais para avaliação e, em caso de aprovação, posterior publicação, podem ser realizados por meio do formulário eletrônico disponível em: www.comunica.ufu.br/divulgacao.