Empreendedorismo

Pesquisa e empreendedorismo são discutidos em visita dos pós-graduandos em Administração da UFU

Discentes conversaram, no Centro de Atividades Empreendedoras, sobre o Sistema Nacional de Inovação

Publicado em 06/05/2024 às 09:19 - Atualizado em 06/05/2024 às 15:35

Para Carlos Henrique de Carvalho, a ciência, a inovação e o empreendedorismo são a tríade que contribui para o fortalecimento da sociedade. (Foto: arquivo pessoal)

Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Uberlândia (PPGAdm/UFU) participaram de um encontro no Centro de Atividades Empreendedoras (Ciaem), na última terça-feira, 30/4.  O objetivo da visita, segundo André Fagundes, coordenador do programa e um dos professores da disciplina Inovação e Empreendedorismo na Pós-Graduação, é "possibilitar ao pós-graduando a oportunidade de empreender e inovar no mercado, gerando impacto para a comunidade regional".

Na oportunidade, os estudantes discutiram sobre o Sistema Nacional de Inovação - um planejamento estratégico para efetivação do conhecimento novo e economicamente útil - e a importância dos ambientes de inovação por meio de uma palestra ministrada por Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduaçãoda UFU.

“O empreendedorismo não se limita apenas à criação de novas empresas, mas engloba uma mentalidade criativa e proativa que busca identificar e explorar oportunidades de forma inovadora. Empreendedores visionários são capazes de transformar desafios em oportunidades e impactar positivamente suas comunidades e o mundo ao seu redor”, elucida Carvalho. Além da palestra, foi feita uma breve apresentação sobre a história e os objetivos do Ciaem, destacando sua missão de fomentar o empreendedorismo e a inovação na região.

Luciana Carvalho, coordenadora acadêmica do centro e também professora da disciplina, falou sobre a importância que essas conexões podem gerar na realização de pesquisas em organizações com caráter inovador e empreendedor: “Quando a gente conecta o estudante da pós-graduação com as empresas, com os problemas do setor público, essas teses e essas dissertações podem contribuir com a solução de problemas reais, tanto no ambiente do setor público quanto privado.” Ainda no âmbito da disciplina, serão realizadas outras visitas em ambientes de promoção da inovação, como no Sebrae, Brain e outras empresas da região.

Palavras-chave: #Ciência empreendedorismo inovação