UFU adquire plataforma Stela Experta

Ferramenta permite que gestores de pesquisa possam atuar na melhoria dos cursos, projetos e indicadores

Publicado em 15/02/2024 às 12:24 - Atualizado em 26/02/2024 às 09:41

A plataforma foi criada pelo mesmo grupo que desenvolveu a Plataforma Lattes e opera em todo país, auxiliando gestores que atuem diretamente com ações de pesquisa ou de pós-graduação. (Foto: Freepik)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (Propp/UFU), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), adquiriu por meio de edital para infraestrutura de pesquisa a plataforma Stela Experta

A plataforma foi criada pelo mesmo grupo que desenvolveu a Plataforma Lattes junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e opera em todo país, auxiliando gestores que atuem diretamente com ações de pesquisa ou de pós-graduação.

As modalidades escolhidas para auxiliar nessa gestão são os módulos de pesquisa e pós-graduação. O módulo de pesquisa agrupa várias fontes de informações nacionais e internacionais em Ciência, Tecnologia e Informação, como, por exemplo, os currículos da plataforma Lattes e os grupos de pesquisa e bolsistas do CNPq, possibilitando agilidade e assertividade nas respostas de gestores sobre as questões que envolvam produções intelectuais de diversos campos.

No módulo de pós-graduação é possível acompanhar e avaliar em quadrienais a atuação dos programas de pós-graduação da universidade. Com critérios de avaliação baseados na Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoas de Nível Superior (Capes) e dados da Plataforma Sucupira, os gestores podem também realizar comparações entre outros programas de pós-graduação de outras universidades e identificar docentes que estão acima ou abaixo da média de cada indicador monitorado.

Segundo o reitor da UFU, Valder Steffen, “a plataforma contribuirá para a gestão das ações da Propp, dos programas de pós-graduação da universidade, das coordenações da graduação, na gestão de questões relacionadas à pesquisa na graduação e pelas diretorias das unidades acadêmicas, com foco em áreas onde a mesma precisa de ações que a desenvolva, assim como no reconhecimento das áreas em que a universidade tem atuado com maior volume de pesquisa.”

O acesso à plataforma fica garantido pelos próximos cinco anos e o investimento foi de R$ 755.528.00 mil. Capacitações para o acesso da plataforma Stela Experta ocorrerão até o fim de fevereiro.

Palavras-chave: inovação #Ciência