UFU gradua duas empresas incubadas

Empreendimentos receberam consultoria ao longo de dois anos

Publicado em 19/06/2023 às 11:46 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Desde a criação, o Ciaem já graduou 17 empresas. (Foto: Túlio Daniel)

O Centro de Incubação de Atividades Empreendedoras da Universidade Federal de Uberlândia (Ciaem/UFU) realizou, no dia 15 de junho, a cerimônia de graduação de duas empresas incubadas. O evento aconteceu na Fundação de Apoio Universitário (FAU) e contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho; do diretor de Inovação e Transferência de Tecnologia, Thiago Paluma; do diretor de Pesquisa, Murilo Vieira; e do diretor executivo da FAU, Rafael Visibelli.

A incubadora tem como missão apoiar a criação e o desenvolvimento de empreendimentos inovadores e fomentar a cultura de empreendedorismo e inovação nas regiões onde a UFU está presente. A incubação se dá por meio de um processo seletivo público. Nele, é aberto um edital e as empresas se apresentam para uma banca de seleção. As que se graduaram neste semestre iniciaram suas jornadas em 2021 e, ao longo de dois anos, seus projetos receberam os direcionamentos dos consultores do Ciaem para atingir o amadurecimento.

Esse acompanhamento abrange diversas áreas, como a parte organizacional, marketing, vendas, entre outros. As empresas são consideradas aptas para graduação quando os consultores entendem que há a possibilidade dela permanecer no mercado sem acompanhamento.

Paluma acredita que a UFU e o Ciaem, ao realizarem esse processo de incubação e darem suporte a essas empresas, apoiam a geração de renda, de empregos e a colocação de produtos e serviços de qualidade no mercado. “É importante porque de fato a UFU tem uma responsabilidade social de devolver para a sociedade serviços e melhoria na qualidade de vida”, afirma o diretor.

Sobre as empresas graduadas

A Álea Consulting é uma microempresa de consultoria empresarial externa de gestão de comunicação de risco. Os consultores fornecem soluções para a redução dos impactos de um acidente industrial ampliado sobre a população, a partir de interações que realizam a interface entre o poder público de proteção civil e empresas. A missão é reduzir a vulnerabilidade e aumentar a resiliência da sociedade para os acidentes industriais ampliados.

Representantes da Álea Consulting na cerimônia de graduação. (Foto: Alexandre Costa)

Já a TrendPrix tem como conceito dedicar-se ao mercado financeiro, utilizando análise de dados de forma quantitativa, oferecendo suporte à decisão de compra ou venda de ações da bolsa de valores brasileira por meio de previsões de tendência percebidas por Inteligência Artificial. A empresa busca atender todos os níveis de públicos do mercado financeiro, desde pessoas com amplo conhecimento sobre o assunto a pessoas que estão iniciando nesse mercado.

Inteligência Artificial é o destaque da TrendPrix. (Foto: Alexandre Costa)

A graduação é o término de um ciclo importante do Ciaem, em que  ele cumpre seu papel e entrega as empresas para o mercado. “A universidade se faz com pessoas, desde que sejam colaborativas. Desse modo, a UFU está mudando a sociedade, enquanto Ciaem, a partir do momento que certifica e prepara as empresas para o mercado”, aponta Carvalho.

Com as duas empresas graduadas nesse evento, o Ciaem totaliza 17 graduações. Saiba mais sobre o Centro em www.ciaem.ufu.br.

Palavras-chave: CIAEM Propp Agência Intelecto Empreendedoriso incubação