Pular para o conteúdo principal
Informação e Transparência

UFU no 'pódio' do ranking nacional da qualidade da informação de custos

Instituição ocupa terceiro lugar entre universidades federais e lidera entre as mineiras em estudo realizado pelo Tesouro Nacional

Publicado em 07/06/2023 às 17:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) alcançou o terceiro lugar no ranking de qualidade da informação de custos do Tesouro Nacional de 2022, que compreende 69 Instituições Federais de Ensino Superior. Entre as universidades mineiras, é a mais bem colocada. 

O ranking, criado pelo Tesouro Nacional, destaca as instituições que promovem a transparência e compartilham informações vinculadas ao uso de recursos públicos. Na edição 2022, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) também ocupam o “pódio” - nas primeira e segunda colocações, respectivamente. Veja, no infográfico abaixo, a posição de cada uma das universidades federais.

 

 

Entenda o ranking

A edição 2022 doRelatório Foco em Custos (RFC), publicado neste mês, serve de base para a formação do ranking e apresenta análise detalhada dos custos do governo federal, dividindo-os entre diferentes órgãos e tipos de custos. Dessa forma, é possível destacar os principais gastos de cada instituição.

O Ranking da Qualidade da Informação de Custos é elaborado com base em quatro indicadores principais: regularidade, dispersão, personalização e economicidade. 

  • Regularidade: determinada pela existência ou ausência de registro mensal para insumos específicos, associados aos custos de operação e manutenção, com consumo regular ao longo de 2022.;
  • Dispersão: calculada a partir da média ponderada dos coeficientes de variação desses mesmos insumos, indicando a consistência dos registros;
  • Personalização: verificada pelo uso sistemático do detalhamento dos centros de custos disponíveis no Sistema Integrado de Administração Financeira - SIAFI Web, refletindo o grau de adequação e personalização da contabilidade de custos à realidade da instituição; 
  • Economicidade: estimada pela tendência linear de determinados insumos ao longo dos 12 meses de 2022, o que aponta para a eficiência na utilização dos recursos. 

A nota final resulta da soma da pontuação obtida em cada indicador: até 5 para a personalização, até 2 para a regularidade, até 1 para a dispersão e até 2 para a economicidade. O total é apresentado numa escala de 0 a 10.

Os dados detalhados do RFC de 2022 estão disponíveis para consulta no Portal Tesouro Transparente.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: transparência ranking

A11y