UFU recebe alunos franceses para intercâmbio

Estudantes vão passar quatro meses como estagiários do Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste

Publicado em 22/06/2023 às 14:06 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Pesquisador do LTAD, Guilherme Antonelli apresentando o laboratório para os alunos de intercâmbio da Escola Institut Polytechnique de Bordeaux. (Foto: Cristiane de Paula)

Os intercambistas franceses são alunos do Institut Polytechnique de Bordeaux, localizado em Talence, na França. Roche Naomi, Jules Durant e Britelle Diane vão passar quatro meses como estagiários com os pesquisadores do Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD).

Eles vão participar de projetos voltados a ensaios mecânicos, análises de tração, fadiga, tenacidade à fratura, desenvolvimento de técnicas em escala miniaturizada e sobre fragilização por hidrogênio.

A escola Politécnica de Bordeaux se destaca pelos cursos de eletrônica, computação, telecomunicações, matemática e mecânica. O instituto faz parte do programa de intercâmbio com escolas francesas, o Brafitec, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Vinculado à Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU), o LTAD também participa do Brasil France Ingénieur Tecnologia (Brafitec). Criado em 2003, o programa promove o intercâmbio de cooperação entre Brasil e França para as diferentes áreas de engenharia. Ele é incentivado pela Capes. “Neste sentido, diversos laboratórios de ensino e pesquisa têm sido beneficiados, como é o caso do LTAD, que completa este ano 15 anos de sua criação e tem contribuído de maneira significativa nas atividades de ensino, pesquisa e extensão da universidade”, acrescenta o reitor da UFU, Valder Steffen Junior.

O Brafitec atende ao curso de engenharia com alunos da graduação e busca estimular a aproximação e o fortalecimento da grade curricular dos estudantes brasileiros e franceses. Os intercambistas do programa somam experiências e concluem o curso com duplo diploma. “Os intercâmbios são muito importantes. Nós precisamos preparar melhor nossos alunos, estimular a melhorar o rendimento acadêmico, falar dois idiomas, o Francês e o Inglês. As bolsas são interessantes, € 870 mensais, mais seguro saúde, passagens e auxílio instalação”, acrescenta Sinésio Franco, coordenador geral do LTAD.

Diretores Thibault Cassin e Zacharie Malicoutis da Escola ENSTA Bretagne em visita às instalações do LTAD. (Foto: Cristiane de Paula)

Há dois meses, a coordenação do LTAD recebeu a visita de diretores da escola francesa de engenharia, ENSTA Bretagne, localizada na cidade do Brest, França, também parceira no programa de intercâmbio.

A ENSTA Bretagne é uma das escolas que mais se destacam, na Europa, na formação de engenheiros. Ela é referência em inovação tecnológica nos setores marítimo, de defesa e de alta tecnologia aeronáutica aeroespacial, automotivo, de energias, tecnologias digitais e de informação.

Palavras-chave: LDAD Ciência intercâmbio estudantes estagio