Publicado em 17/07/2023 às 15:20 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04
Uberlândia sediou a reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) nesta segunda, 17 de julho. (Foto: Milton Santos)
Nesta segunda-feira, 17 de julho, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) se tornou o centro de um importante debate sobre a internacionalização acadêmica, com a realização da reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB).
A UFU é uma das 89 instituições associadas ao GCUB, uma associação da sociedade civil sem fins lucrativos, cujo objetivo é fortalecer os laços de cooperação acadêmica, científica e cultural entre universidades brasileiras e instituições de ensino estrangeiras.
Os programas e projetos do GCUB são destinados a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e professores de todas as áreas do conhecimento. Essas iniciativas proporcionam oportunidades de aprimoramento acadêmico, intercâmbio cultural e estabelecimento de redes de colaboração internacional.
Alguns dos programas e projetos oferecidos pelo GCUB incluem:
O reitor da UFU e atual 1º vice-presidente do GCUB, Valder Steffen Junior, enfatizou a representatividade que sediar um evento como este tem para a instituição. “Receber a GCUB é significativo. Demonstra a importância da UFU no processo de internacionalização das universidades brasileiras”, frisou.
Pautas
A diretora executiva do GCUB, Rossana Valéria de Souza e Silva, apresentou um panorama das atividades realizadas pela atual gestão e também o planejamento de ações para os próximos meses.
A diretora destacou a parceria com instituições chinesas e a relevância das universidades no processo de aproximação do Brasil com a China. "A presença das universidades é importante para fortalecer a parceria Brasil x China", afirmou.
A próxima missão internacional da GCUB será na Itália, de 20 a 22 de setembro, com 40 representantes de universidades brasileiras.
A programação da XVI Assembleia Geral e do XIII Seminário Internacional do GCUB, que será realizada de 23 a 27 de outubro, em Genebra, Suíça, também foi amplamente debatida na reunião.
Bolsas
Um dos pontos de destaque da reunião foi a apresentação dos dados do GCUB-Mob, programa que já ofertou 1.106 bolsas só em 2023 (572 de mestrado e 534 de doutorado), com 54 universidades participantes.
A atual edição do Programa GCUB MOB está com edital aberto até o dia 19 de julho. As inscrições são gratuitas. Acesse a página oficial para obter mais informações e confirmar participação.
Participantes
Além do reitor da UFU, Valder Steffen Junior, e da diretora executiva, Rossana Valéria de Souza e Silva, a reunião contou com a presença do atual presidente do GCUB, Emmanuel Zagury Tourinho, reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA).
Também participaram da reunião reitores(as) de outras universidades: Lucia Campos Pellanda (UFCSPA); Danilo Giroldo (FURG); José Geraldo Ticianeli (UFRR); Marco Tullio de Castro Vasconcelos, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Lavínia Rosa Rodrigues, de forma remota (UEMG).
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: GCUP internacionalização REITOR
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS