Pesquisa da UFU analisa efeitos de exercícios em pessoas com Alzheimer

Cientistas procuram voluntários com a doença e colaboradores da área da saúde

Publicado em 20/07/2023 às 13:24 - Atualizado em 22/08/2023 às 16:38

Para participar, o voluntário tem que ter idade mínima de 65 anos e diagnóstico comprovado da Doença de Alzheimer, em grau leve a moderado. (Foto: Freepik)

O MoviMente, projeto de pesquisa desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPCSA), da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU), está inscrevendo idosos voluntários com Doença de Alzheimer. O objetivo do trabalho é analisar os efeitos da prática regular de exercícios físicos na população idosa com a doença.

O trabalho é coordenado pelas doutorandas Dayanne Christine Mendonça e Denise Fernandes, sob orientação do professor Guilherme Morais Puga. O método adotado por eles consiste em aulas de treinamento funcional e estimulação cognitiva.

Também estão sendo recrutados para o projeto novos colaboradores, que podem ser estudantes ou profissionais da área da Saúde. Esses participantes receberão certificados emitidos pelo Sistema de Informação de Extensão da UFU, o Siex.

As atividades serão realizadas no Campus Educação Física (Rua Benjamin Constant, 1.286, bairro Nossa Senhora Aparecida) e estão previstas para começar em agosto e finalizar em dezembro. Os encontros ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 9h às 10h.

Os idosos que se enquadrem no perfil do projeto podem se voluntariar preenchendo um formulário on-line ou entrando em contato com Dayanne Christine Mendonça pelo WhatsApp (34) 98813-3332. Nesse número também podem ser realizadas as inscrições de novos colaboradores.

Palavras-chave: MoviMente Ciência projeto Alzheimer Inscrição colaboradores voluntários exercícios