Redefinindo possibilidades: Anuário 2022 da UFU é lançado em novo formato

Disponibilização de dados em planilhas abre caminho para análises mais abrangentes

Publicado em 07/07/2023 às 11:26 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Anuário 2022 é divulgado em formato de planilhas e possibilita criar diversos comparativos. (Foto: Pexels)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) lança a versão atualizada do Anuário, agora com um formato que permite exploração e atualizações contínuas. Aperfeiçoando o que já era útil - é essa a direção que a instituição tomou ao apresentar a edição 2022 em um novo formato.

O documento, criado em 2009, agora está passando por uma verdadeira transformação. Mas, por que o Anuário da UFU é tão importante? Quais foram as reformulações realizadas? O que está disponível para consulta? E o que esses dados nos dizem sobre a universidade?

Criação e objetivo do Anuário da UFU

Desde a sua criação, o Anuário tem sido um instrumento fundamental para fornecer informações sobre as diversas áreas de atuação da UFU. A principal finalidade é disponibilizar informações úteis para fins acadêmicos e para a tomada de decisões.

De acordo com o diretor de Planejamento, Odorico Coelho da Costa Neto, “o objetivo é que as informações sejam publicadas de forma mais ágil, tornando o documento mais útil para eventuais consultas e para a tomada de decisões cotidianas”.

Reformulação da edição de 2022

Em 2022, o Anuário passou por uma reformulação significativa, sendo organizado em áreas temáticas e planilhas eletrônicas. O novo formato visa permitir que o usuário explore os dados, de acordo com suas necessidades e que as informações sejam publicadas e atualizadas de forma rápida.

A edição renovada configura um recurso útil para pesquisadores, alunos, professores e gestores.

O Anuário 2022 apresenta dados dos seguintes setores/temas:

• Acessibilidade;
  • Assistência Estudantil;
  • Bibliotecas;
  • Comunicação;
  • Cultura;
  • Educação Básica;
  • Educação Profissional;
  • Extensão;
  • Gestão de pessoas: docentes;
  • Gestão de pessoas: técnicos administrativos e terceirizados;
  • Graduação;
  • Hospital de Clínicas;
  • Hospital Odontológico;
  • Hospital Veterinário;
  • Infraestrutura;
  • Internacionalização e Interinstitucionalização;
  • Orçamento;
  • Ouvidoria e Serviço de Informação ao Cidadão;
  • Pesquisa e Inovação;
  • Pós-graduação;
  • Residência Médica;
  • Sustentabilidade;
  • Tecnologia da Informação e Comunicação.

UFU em números

Fundada em 1969 e federalizada em 1978, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) celebra 45 anos de existência em 2023 e consolida-se como uma instituição fundamental para o avanço da educação e pesquisa no país.

Além de oferecer ensino gratuito em diversos níveis - da educação básica à pós-graduação -, a UFU destaca-se pela realização de pesquisas de alto nível e ações de extensão que fomentam o diálogo com a comunidade.

A instituição também presta serviços de saúde essenciais para a região por meio do Hospital de Clínicas de Uberlândia (HC-UFU/Ebserh), do Hospital Odontológico e do Hospital Veterinário.

Com autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, a UFU, sediada em Uberlândia (MG), ampliou seu alcance, contando com sete campi universitários, inclusive estando presente em outras três cidades: Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas.

Confira, abaixo, alguns dados gerais sobre a UFU disponibilizados no Anuário:

Todas as edições do Anuário, desde 2009, estão disponíveis para consulta on-line. Para ter acesso, clique aqui.

Palavras-chave: Anuário transparência gestão Dados Abertos