Pular para o conteúdo principal
Ranking

UFU avança e figura entre as 45 melhores universidades da América Latina

Universidade sobe duas posições em relação à classificação anterior; instituições brasileiras ocupam faixa de destaque no 'THE Latin America 2023'

Publicado em 10/07/2023 às 12:14 - Atualizado em 11/09/2023 às 08:11

 

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) melhorou seu desempenho, subindo duas posições e conquistando a 45ª colocação entre as melhores universidades da América Latina. O resultado foi apresentado noranking THE Latin America 2023, organizado pela Times Higher Education. No último levantamento, a UFU estava na 47ª posição.

Do total de 197 instituições de ensino superior analisadas no ranking, 64 são brasileiras. Entre as universidades nacionais, a lista é liderada pela Universidade de São Paulo (USP). Outras duas instituições paulistas completam o “pódio” - Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A UFU figura na 25ª posição. 

 

Liderança Regional e Perspectiva Internacional

A liderança do ranking foi mantida pela Pontifícia Universidad Católica de Chile por cinco anos consecutivos. No entanto, sete das 10 melhores universidades listadas são brasileiras, demonstrando a qualidade do ensino superior no Brasil.

O relatório da Times Higher Education destaca a crescente internacionalização das universidades chilenas e equatorianas, a importância da colaboração internacional em pesquisa para o ranking e o papel do financiamento governamental na internacionalização das universidades. 

Além disso, o estudo também menciona a contribuição de programas de doutorado conjuntos para atrair estudantes estrangeiros.

Veja outros destaques do ranking THE Latin America 2023:

  • Aumento da internacionalização das universidades chilenas;
  • Destaque do Chile e do Equador nos rankings pela perspectiva internacional;
  • Liderança da Pontifícia Universidad Católica de Chile no ranking por cinco anos consecutivos;
  • Queda do Chile na tabela geral, sendo superado por Colômbia e Brasil, em termos de quantidade de instituições classificadas e;
  • Importância da colaboração internacional em pesquisa para os rankings.

Apesar dos avanços, o relatório também levantou preocupações sobre a sustentabilidade dos projetos de internacionalização, a influência da política governamental no ensino superior e os desafios da publicação de pesquisas em idiomas estrangeiros - geralmente, Inglês -, na América Latina.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também:

 

Palavras-chave: THE Latin America ranking internacionalização

A11y