Educação

Dia do Estudante na UFU marca diálogo entre movimentos estudantis e a instituição

Data busca refletir sobre o impacto de manifestações históricas e continuar a luta por direitos dos discentes

Publicado em 10/08/2023 às 09:37 - Atualizado em 22/08/2023 às 17:04

Imagem: Freepik

Celebrado nesta sexta-feira, 11 de agosto, o Dia do Estudante é comemorado desde 1927, ano que marcava um século da criação dos primeiros cursos de Direito do Brasil. Ao longo dos mais de 90 anos de existência da data, a classe se organiza em diversos movimentos na busca de melhores condições, tanto nacionalmente como dentro das instituições de ensino superior e básico.

Dentre as organizações estudantis, a mais notória é a União Nacional dos Estudantes (UNE), com atuação que abrange todo o País. Durante a ditadura militar, a entidade se viu obrigado a atuar na ilegalidade, devido a leis implementadas pelo regime ditatorial. Além da busca por direitos estudantis, a UNE também participou de manifestações significativas para a história do Brasil, como o movimento das “Diretas Já”, que lutava pela redemocratização da nação em 1984, e o “Caras Pintadas”, que protestava contra o governo de Fernando Collor, em 1992.

Nas universidades, a entidade máxima de representação estudantil é o Diretório Central dos Estudantes (DCE), porém também existem os Diretórios Acadêmico (DAs), que representam cursos de diversas áreas, e os Centros Acadêmicos (CAs), que representam cursos específicos. Dentro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), há também entidades institucionais, como a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), responsáveis por ações como a formulação de políticas para ingresso e permanência de estudantes na universidade.

Yasser Sammour, acadêmico do curso de Economia da UFU, foi coordenador geral da última gestão do DCE da instituição. Mesmo fora da equipe, o estudante atualmente é conselheiro no Conselho de Graduação da UFU (Congrad).

Desde o ensino fundamental, Sammour começou a se interessar pelo meio da reivindicação de direitos de estudantes; no ensino médio, foi presidente do grêmio estudantil de sua escola. Para o ex-membro do DCE da UFU, além de celebração, a data também pode ser usada como forma de reflexão, já que representa diversas movimentações estudantis que contribuíram para a evolução dos direitos da classe, tanto nacionalmente quanto mundialmente.

A respeito das melhorias que os movimentos estudantis da UFU buscam, ele frisa que o principal objetivo é dar recursos plenos a aqueles que não possuem condições socioeconômicas para estarem dentro da universidade. Para isso, há o empenho em conseguir auxílios e, mesmo com as dificuldades orçamentárias, a questão das bolsas é sempre levada à gestão superior.

Estudantes em aula na UFU. (Foto: Milton Santos)

Uma das reivindicações mais recentes do movimento foi a reforma do calendário acadêmico, com a adição de mais dias de férias aos estudantes. Sobre essa mudança, Sammour afirma: “Não é só a questão do auxílio que mantém o aluno na instituição. O que garante, de fato, que ele esteja vinculado à UFU é também sua vida pessoal; então, as instituições de ensino precisam entender que o funcionamento delas se dá por meio do aluno.”

A regularização foi necessária para corrigir o calendário, prejudicado devido ao longo período pandêmico. Sobre esta reforma, Renata Daher, presidente da Comissão de Comunicação da Prograd, comenta que decisões como essas dentro da universidade são tomadas em conjunto com as entidades que representam os estudantes, como o próprio DCE.

A representação estudantil nos conselhos e, portanto, nas decisões da universidade é a principal forma para a melhoria dos direitos da classe, na opinião de Yasser Sammour. O estudante ainda relata um avanço da UFU na presença de alunos em conselhos. “Demonstra saúde da instituição quando nos escutam, quando estão dispostos, debatem e tratam o estudante com seriedade”, opina.

Renata Daher, por sua vez, declara que essa relação da UFU com os estudantes vem dos princípios básicos da universidade. "Todos pautados em oferecer melhorias aos alunos, como o enriquecimento pessoal, cultural e social, através principalmente das atividades ofertadas pela instituição. Vejo o Dia do Estudante como um marco para debate e avanço dos direitos estudantis, em conjunto com a comunidade acadêmica e a externa", conclui a servidora da Prograd., acrescentando que a importância desta data não fica restrita apenas aos estudantes de graduação, sendo importante também para os da pós-graduação e os de nível fundamental, médio e técnico: "Algumas destas áreas também são englobadas pela UFU, como é o caso da Escola de Educação Básica (Eseba) e a Escola Técnica de Saúde (Estes)."

Palavras-chave: Dia do estudante Movimento Estudantil UFU DCE DA CA