Meio ambiente

Curta-metragem de projeto de extensão é selecionado no Circuito Tela Verde

Produção audiovisual tem como tema principal catadores de recicláveis da cidade de Uberlândia

Publicado em 21/09/2023 às 10:19 - Atualizado em 21/09/2023 às 13:53

Projeto Coleta Seletiva na Minha Casa em ação com catadores autônomos da cidade/ Foto: Jeamylle Nilin

O curta-metragem "Catadores como agentes do saneamento em Uberlândia", produzido pelo projeto de extensão "Coleta Seletiva na Minha Casa: Edição bairro Saraiva (Uberlândia)", do Laboratório de Ecologia Aplicada e Ecotoxicologia da Universidade Federal de Uberlândia (LEATOX/UFU), foi selecionado para o 12º Circuito Tela Verde. O lançamento do circuito ocorreu na última segunda-feira, 11, em Brasília. Com a indicação, o filme será exibido em diversas sessões em todo o país.

O Circuito Tela Verde, promovido pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática (MMA), ocorre, desde 2009, e seleciona produções audiovisuais com conteúdos ambientais, com o objetivo de promover a educação ambiental, além de escolher espaços exibidores, onde serão apresentadas as obras. Ao todo foram selecionados 29 materiais nesta edição, contando com o curta da UFU. Em sua história o evento já escolheu cerca de 400 vídeos socioambientais e já possuiu mais de 18.000 espaços exibidores.

Além do intuito ambiental, o filme busca trazer valorização aos catadores e coletores autônomos de recicláveis da cidade de Uberlândia. A produção aborda principalmente o tema da reciclagem, e evidencia como grande parte de materiais que podem ser reciclados, ainda são mandados diretamente para aterros sanitários, e não para os coletores.

O "Coleta Seletiva na Minha Casa” busca auxiliar nas questões ligadas à coleta seletiva no plano diretor da cidade de Uberlândia. Além disso, também busca através de ações de educação ambiental, como visitas, palestras e atividades lúdicas, abordar a temática da coleta e valorizar o trabalho principalmente dos catadores autônomos do município.

O curta-metragem faz parte de uma das metas do Projeto, que também possui outros objetivos, como a capacitação de, pelo menos, 12 discentes para atuar como multiplicadores em coleta seletiva e elaboração de um mapa de áreas críticas de acúmulo de resíduos no bairro abrangido pelo projeto.

Palavras-chave: Coleta Seletiva curtas-metragens Circuito Tela Verde