Celebração

Em ato pela Democracia Brasileira, UFU promove debate sobre a importância do regime democrático

Mesa-redonda reuniu professores da instituição; ação foi uma iniciativa liderada pela Andifes

Publicado em 06/10/2023 às 15:56 - Atualizado em 23/10/2023 às 10:31

Mesa-redonda em celebração ao dia da democracia. (Foto: Milton Santos)

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promoveu na noite desta quinta-feira, 5 de outubro, uma mesa-redonda para a celebração do “Dia de Luta pela Democracia Brasileira”. Mediada pelo reitor, Valder Steffen Junior, a ação contou com a participação dos professores Edilson Graciolli, do Instituto de Ciências Sociais (Incis); José Rubens Damas Garlipp, do Instituto de Economia e Relações Internacionais (IERI); e Maria Andrea Angelotti, do Instituto de História (Inhis).

Valder Steffen Junior iniciou a atividade apresentando uma linha do tempo da nossa carta magna, desde a primeira, datada de 1824, durante o império de Dom Pedro I, até a atual, que, nesta data de 5 de outubro, comemora 35 anos, a Constituição Federal de 1988.

José Rubens Damas Garlipp apresentou reflexões sobre a relação da democracia com o totalitarismo brasileiro. “Bastante antigas, profundas, e que são mascaradas por uma mitologia nacional. Uma mitologia que naturaliza a desigualdade, nega o preconceito racial, se apresenta enquanto patriarcalista, gera violência”, destacou.

Maria Andrea Angelotti  abordou  a ruptura com a democracia ao longo de nossa história. “O fim da Era Vargas, a renúncia de Jânio Quadros, o Golpe de 64, o impeachment que tirou a presidente Dilma Rousseff do cargo e mais recentemente o 8 de janeiro de 2023.  [...] Todos estes acontecimentos se deram quando a nossa democracia foi posta em questão, parcial ou inteiramente’, afirmou.

Edilson Graciolli, do Instituto de Ciências Sociais (Incis), enfatizou que não há uma democracia universal. “Cada formação econômica social tem os seus caminhos, não é possível importar o modelo, não há um modelo a ser copiado, não existe um modelo de democracia. É preciso construir na particularidade de cada formação econômica social”, explicou.

A mesa-redonda aconteceu na sala de reuniões dos Conselhos Superiores, no prédio da Reitoria (3P), no campus Santa Mônica. O evento foi transmitido ao vivo no Canal da UFU no YouTube e já está disponível para acesso.

]O dia 5 de outubro, data de promulgação da Constituição Federal, agora, é reconhecido como o Dia de Luta pela Democracia Brasileira e, a partir deste ano, a data passa a ser celebrada nas entidades educacionais. A iniciativa é da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em parceria com outras entidades, científicas ou da sociedade civil.

Conforme comunicado da Andifes, o Dia de Luta pela Democracia Brasileira surgiu da imperativa necessidade de conscientizar a sociedade, em especial os jovens, sobre os pilares essenciais da democracia, frente aos avanços de ações vinculadas à ditadura, tortura e censura. Em um regime democrático, direitos como a liberdade de expressão, manifestação, locomoção e acesso à justiça são garantidos.

Palavras-chave: democracia Andifes UFU