ODS

Feira de Economia Popular Solidária promove empreendedorismo local e consumo sustentável

Evento coloca em prática os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Publicado em 09/10/2023 às 10:18 - Atualizado em 09/10/2023 às 16:59

Os produtos comercializados na feira são desenvolvidos pelos próprios trabalhadores. (Foto: Milton Santos)

Aconteceu, nos dias 6, 7 e 8 de outubro, na praça do bloco 1J, no campus Santa Mônica, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), a oitava edição da Feira Regional de Economia Popular Solidária, realizada com o apoio do Fórum Regional de Economia Popular Solidária do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, em parceria com o Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps) e com a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc).

O evento reuniu comunidades locais, empreendedores e entusiastas da economia solidária para celebrar e promover ações econômicas e solidárias de formas sustentáveis. “A feira é uma forma da gente compartilhar a ideia da economia popular e solidária com a sociedade e também com a comunidade acadêmica”, declarou a professora e coordenadora geral do Cieps, Cristiane Betanho.

Professores e servidores da UFU, realizando a abertura da feira.
Para além de um evento econômico, a feira é também uma celebração cultural. (Foto: Milton Santos)

Cristiane também relacionou a feira aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) — metas estabelecidas pelas Nações Unidas (ONU) compondo a Agenda 2030, que fomenta a construção e implementação de políticas públicas, com a finalidade de erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, dentro dos limites do planeta. “Ali a gente vê o orgânico, que podemos relacionar ao ODS de Fome Zero e Agricultura e também ao ODS da Erradicação da Pobreza, por exemplo. A geração de trabalho decente, porque nós temos aqui trabalhadores unidos a partir dos princípios da economia popular e solidária”, completou a professora.

Durante a feira, aconteceu a oficina “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” ministrada pela docente e presidente do Comitê Gestor dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da UFU, Jaluza Borsatto. Durante sua explanação, a professora explicou o que é sustentabilidade, sua importância e o que tem sido realizado pela UFU para pôr em prática o que está previsto pela ONU.

Professora Jaluza Borsatto ministrando palestra na feira.
(Foto: Arquivo Pessoal)

Palavras-chave: ODS desenvolvimento sustentável economia popular solidária