Pular para o conteúdo principal
Desenvolvimento Sustentável

Inteligência Artificial na UFU é tema de palestra em fórum internacional

Docente apresenta trabalho desenvolvido no LiA²

Publicado em 20/12/2023 às 14:08 - Atualizado em 22/12/2023 às 07:53

Evento foi realizado na Universidade Federal do Rio Grande (Foto: Arquivo pessoal)

 

Carla Marcolin, docente na Faculdade de Gestão e Negócios (Fagen/UFU) ministrou, no 12º Fórum Internacional Ecoinovar, a palestra “A Inteligência Artificial como suporte ao alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” explorando os conceitos de Inteligência Artificial e destacando o trabalho do Comitê Gestor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CGODS) em conjunto com o Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada (LiA²), na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Marcolin é coordenadora do LiA², laboratório que tem como objetivo promover discussões integradas sobre a Inteligência Artificial, considerando aspectos econômicos e sociais. “No momento, estamos coletando e analisando dados de pesquisa e extensão com inteligência artificial para entender quais são os ODS que estão sendo mais trabalhados na universidade, e quais as temáticas dentro desses ODS”, relata a docente, sobre o dashboard painel de visualização gráfica que contém informações, métricas e indicadores —, trabalho mais recente desenvolvido pelo LiA² e mencionado na palestra. 

O Fórum é um evento acadêmico que reúne empresários, pesquisadores, administradores, ONGs, estudantes, formuladores de políticas e profissionais de diferentes áreas. Esta edição, que aconteceu nos dias 13 e 14 de novembro, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), em Rio Grande, no Rio Grande do Sul, de forma híbrida, teve como temática “Ciência, inovação e sustentabilidade: contribuindo para um mundo inteligente e responsável”. Conjuntamente, ocorreu a VI EXPO ECOINOVAR, evento participante da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (CNPq), com a temática “Ciências para o Desenvolvimento Sustentável”. Ambos os eventos são uma realização do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FURG. 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: ODS inteligência artificial

A11y