Pular para o conteúdo principal
SNCT

Participe da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na UFU e no IFTM

Atividades regionais acontecem de setembro a novembro

Publicado em 11/10/2023 às 14:03 - Atualizado em 18/10/2023 às 13:31

Arte: MCTI

 

A 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece em todo o Brasil, a partir de 16 de outubro, com o tema  “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Sob coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a finalidade é mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) constituiu, por meio da Portaria 2812, de 25 de maio, a Comissão Organizadora da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2023. O objetivo da comissão, formada por servidores da UFU e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), é incentivar a realização e a submissão em editais das atividades que acontecerão em Uberlândia e região, além de unificar a divulgação dos eventos.

As atividades regionais começaram em setembro e vão até novembro. Confira!

 

SNCT 2023 em Uberlândia e região

 

23 e 24/09

8h às 12h - Celebrando o Cerrado: jogos, exposições e observação de aves e mamíferos no Parque Estadual do Pau Furado

Será feita uma visita ao Parque Estadual do Pau Furado para observação de aves guiada por pessoas aptas a ajudar os visitantes a conhecerem melhor as espécies. Também serão oferecidos aos visitantes oficinas e jogos com a temática aves e mamíferos do Cerrado. Essas atividades têm o propósito de alertar a população sobre importância da conservação de aves e mamíferos e de seus habitats, contribuindo para a Ciência Cidadã, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica e contribuem para despertar a curiosidade dos visitantes participantes, aproximando a ciência do cotidiano.

Local: Parque Estadual do Pau Furado

(Escola de Educação Básica - Eseba/UFU)

Mais informações: instagram.com/maave.cerrado

 

25 a 27/09

13h - 18h - III Simpósio de Física Aplicada à Medicina

O Simpósio de Física Aplicada a Medicina (SIFAM) é um evento científico organizado pelo grupo PET Física Médica, com a finalidade de debater e apresentar projetos, pesquisas e inovações na área de atuação dos físicos médicos, através de palestras, minicursos e apresentações de empresas da área, promovendo uma interação construtiva de experiências e conhecimento. Neste evento, busca-se sobretudo o encontro de profissionais, estudantes, residentes e pesquisadores atuantes nas diferentes áreas da Física Médica, em um espaço de compartilhamento de experiências, que contribuirão para a atualização e o aprimoramento de acadêmicos e profissionais voltados para a pesquisa cientifica e o mercado de atuação profissional.

Local: Anfiteatro do Bloco 1X

(Instituto de Física)

Mais informações: instagram.com/sifam_ufu

 

27/09 e 08/11

13h40 às 16h - I e II Workshop de Robótica da RoboPatos

Como resultado das ações de extensão no Campus Patos de Minas, os alunos apresentarão pequenas palestras de 20 minutos sobre a utilização da Robótica em diversas áreas, destacando exemplos, benefícios e desafios, além de promover discussões sobre o assunto. 

Local: Sala 411, Bloco G, Unipam

(Faculdade de Engenharia Elétrica)

Mais informações: instagram.com/robopatos

 

Setembro a novembro

3º Festival Bloco & Bisel

O Bloco & Bisel é um projeto de promoção da educação musical e de difusão da flauta doce que possui três eixos de atuação: formação de crianças, adolescentes e jovens, formação continuada de professores e formação de público; produção artística, com a apresentação de diversos formatos de concertos e gravações; e publicação de livros, partituras, banco de dados, textos acadêmicos e informativos. Nesse sentido, com essa proposta de evento pretendemos divulgar a flauta doce e o Curso de Música da UFU e fortalecer a parceria já iniciada em 2021 e 2022 com a comunidade de flautistas doces do Estado de Minas Gerais. Nossa proposta busca promover articulações entre o ensino de flauta doce e sua produção artística, e as pesquisas acadêmicas do Curso de Música por meio do 3º Festival Bloco & Bisel. O Festival terá início com uma série de 10 Concertos Didáticos apresentados por professores, estudantes e/ou técnicos administrativos destinados ao público infanto-juvenil de centros de formação, projetos sociais e escolas públicas de Uberlândia com comentários que contextualizam o repertório e os instrumentos utilizados, seguido de uma grade de programação focada na flauta doce, com a realização de uma semana de atividades em Uberlândia e a circulação nos conservatórios de Araguari, Ituiutaba e Uberaba (MG), destinado a professores e estudantes de música/ flauta doce. Todas as ações são gratuitas e esperamos contribuir para a capacitação de flautistas doces para atividades de criação, produção e distribuição de conhecimentos relativos ao instrumento, para o aumento da conscientização sobre o valor social da flauta doce em Minas Gerais e para a formação de público, além do fortalecimento de parcerias para o desenvolvimento de trabalhos colaborativos no futuro.

(Instituto de Artes/ Curso de Música)

Local: UFU, Campus Santa Mônica, Bloco 3M, Sala Camargo Guarnieri; Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli; Conservatório Estadual de Música Dr. José Zócolli de Andrade; Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raúl Belém; e Conservatório Estadual de Música Renato Frateschi.

Mais informações: @blocobisel e www.grupodeflautadocedaufu.blogspot.com

 

02/10

13h30 - I Seminário de Iniciação Científica da UFU Campus Patos de Minas

O evento tem como objetivo apresentar um pouco das pesquisas realizadas por estudantes do Campus Patos de Minas para a comunidade externa e as perspectivas de pesquisas futuras na cidade. O evento consiste em uma tarde de apresentações dos jovens pesquisadores sobre os seus respectivos temas de pesquisa.

Local: Auditório dos Pavonianos

(Faculdade de Engenharia Elétrica)

 

04 a 06/10

XIII Semana da Física

A Semana da Física traz temas modernos de pesquisa envolvendo áreas de física médica, ensino de física, astrofísica, cosmologia, o acelerador de partículas brasileiro SIRIUS, e temas interdisciplinares, como ensino de física e inovação, divulgação científica, perícia criminal, e educação étnico-racial. 

Local: Campus Santa Mônica

(Instituto de Física)

Mais informações: even3.com.br/xiiisefis

 

05/10

13h às 17h - Uma surpresa no Zoológico: venha brincar e aprender sobre aves e mamíferos do Cerrado

Dia 5 de outubro se comemora o dia da ave. Além disso já se inicia a Semana das Crianças. Para comemorar será realizada no Zoológico Municipal de Uberlândia uma tarde muito divertida para todos os visitantes. Serão disponibilizados para a população muitos jogos, oficinas e exposições com o tema aves e mamíferos do Cerrado. Faremos observações de aves guiadas por pessoas aptas a ajudar os visitantes a conhecerem melhor as espécies de aves livres do Zoológico. Essas atividades têm o propósito de alertar a população sobre a importância da conservação de aves e mamíferos e de seus habitats, contribuindo para a Ciência Cidadã, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, e contribuem para despertar a curiosidade dos visitantes participantes, aproximando a ciência do cotidiano.

Local: Zoológico Municipal de Uberlândia (Parque do Sabiá)

(Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal UFU)

Mais informações: instagram.com/maave.cerrado

 

07/10

15h - Cine Dica: Wall-E

Com a presença do professor André Rosalvo Terra Nascimento (Inbio/UFU), será exibida a animação Wall-E. Para esse momento teremos a mostra completa do filme, bate-papo com o público, pipoca e emissão de certificado.

Local: Anfiteatro do Bloco 1X do Campus Santa Mônica

(Museu Dica)

 

16/10

8h30 às 9h30  –  Abertura da SNCT e do III Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Convidados: Valder Steffen Junior, reitor da UFU; Carlos Henrique de Carvalho, pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação; Murilo Vieira da Silva, diretor de Pesquisa; Thiago Gonçalves Paluma Rocha, diretor de Inovação e Transferência Tecnológica; Eloísa Amália Vieira Ferro, diretora de Pós-Graduação.

Local: Anfiteatro do Bloco 5S, Campus Santa Mônica

 

16 a 20/10

III Seminário de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação

Um espaço de encontro, estudo e reflexão a respeito das pesquisas e das tecnologias desenvolvidas na universidade. O evento contará com mesas-redondas,  apresentação de pesquisas, mostra de tecnologia e inovação e oficinas. Também acontecerá a “Premiação do Sistema de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação”, que busca reconhecer os pesquisadores de destaque da instituição, passando pelos discentes da UFU que fazem iniciação científica na educação básica, no ensino médio e técnico, na graduação, na pós-graduação, até os pesquisadores docentes e técnicos da instituição.

Local: Campus Santa Mônica da UFU. Endereço: Av. João Naves de Ávila,  2121 – Santa Mônica. Uberlândia (MG)

(Propp / Dirco / FAU / Fapemig)

Mais informações: https://eventos.ufu.br/seminariopropp3

 

17 e 18/10

VI Jornada de Biotecnologia Avançada: Biotecnologia e Sustentabilidade

O curso de Mestrado em Biotecnologia da UFU, Campus Patos de Minas, realizará a “VI Jornada de Biotecnologia Avançada: biotecnologia e sustentabilidade”. A jornada tem inscrição gratuita e será oferecida de forma híbrida, isto é, terá participação presencial e também transmissão das palestras via YouTube para os presentes e para inscritos de todo o país. A programação também conta com apresentação de pesquisas desenvolvidas por alunos do programa de mestrado e doutorado em Biotecnologia da UFU e de outras universidades. Será um evento aberto a todos entusiastas da biotecnologia e dos temas que serão abordados. Será um ambiente propício à troca de troca de experiências e uma oportunidade para conhecer a diversidade e potencialidades de linhas de estudo e pesquisa que a Biotecnologia pode oferecer.

Local: Campus Patos de Minas da UFU

(Instituto de Biotecnologia)

Mais informações: @jornadaembiotecnologia

 

19 a 21/10

8h30 às 17h - Mostra Brincando e Aprendendo

Brincar e aprender ciência! Esse é o objetivo desse evento tradicional da SNCT Uberlândia que reúne cerca de 10 atividades interativas de ciência, tecnologia e arte. A mostra é aberta a toda a população e recebe visitas agendadas de alunos da educação básica da cidade de Uberlândia.

Local: Museu Dica – Espaço de Exposições: Parque Municipal Gávea. Endereço: Av. Paulo Gracindo, 950 – Gávea / Uberlândia (MG)

(Dica / Infis / Proexc / UFU / IFTM-Campus Uberlândia / Cemepe / SME /PMU)

Mais informações: https://dicaufu.com.br/brincando-aprendendo 

 

19 a 21/10

14h às 19h - SumoCup - Campeonato de Sumô de Robôs

O Campeonato de Sumô de Robôs oferece aos estudantes a oportunidade de competir com seus projetos de robôs autônomos, formando equipes de até três integrantes. Durante as partidas, o objetivo é empurrar o robô adversário para fora do ringue conhecido como Dohyo. Essa atividade não só estimula o entusiasmo pelo conhecimento por meio de desafios práticos, mas também fomenta o espírito de equipe, promove a integração entre diversas áreas do conhecimento e contribui para o desenvolvimento de importantes habilidades no contexto profissional.

Local: Centro de Convivência do Campus Santa Mônica

(Faculdade de Engenharia Elétrica)

Mais informações: lasec.feelt.ufu.br/content/sumocup e  instagram.com/lasecufu

 

21 a 23/10

Mudanças climáticas: arte, museus e educação

Palestras sobre mudanças climáticas: arte, museus e educação; criação e arte em questionamentos do antropoceno; diálogos em ebulição e  dispositivos de criação e oficinas sobre museus na educação climática 
tarde e arte, biologia e mundos multiespécies.

Local: MuNA e Cemepe

(Museu de Biodiversidade do Cerrado)

Mais informações: @amplianarede

 

06 a 09/11

Festival das Sociais 2023

O Festival das Ciências Sociais 2023 tem como tema Desafios teóricos e políticos das Ciências Sociais na atualidade – em comemoração aos 45 anos da UFU. Serão realizadas atividades tais como conferências, mesas-redondas, grupos de trabalho e oficinas com pesquisadores nacionais e internacionais, envolvendo o corpo docente e discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS). A Conferência de Abertura e a Conferência de Encerramento contarão com pesquisadores internacionais. Estudantes de pós-graduação poderão participar dos grupos de trabalho da Sociologia, Antropologia e Ciência Política, apresentando os resultados de pesquisas realizadas ou em curso.

Local: Campus Santa Mônica

(Instituto de Ciências Sociais)

Mais informações: https://linktr.ee/festivalcs.ufu

 

07 a 08/11

Feira Ciência Viva

Realizada anualmente desde 1995 na cidade de Uberlândia, o objetivo da Ciência Viva é promover o desenvolvimento da criatividade, da capacidade inventiva e investigativa, em todas as áreas de conhecimento, possibilitando e divulgando a construção de novos saberes, despertando vocações, revelando capacidades e contribuindo para formar estudantes.

(Dica / Infis / Proexc / UFU / IFTM-Campus Uberlândia / Cemepe / SME / PMU)

Local: Saguão do Bloco 5R - Campus Santa Mônica da UFU. Endereço: Av. João Naves de Ávila,  2121 – Santa Mônica. Uberlândia (MG)

Mais informações: https://dicaufu.com.br/index.php/ciencia-viva 

 

22 a 25/11

Congresso de Pesquisa e Inovação Tecnológica

O IFTM realizará a sétima edição do Congresso de Pesquisa e Inovação Tecnológica (7º ConPITec) , com objetivo de divulgar os resultados das pesquisas e produtos técnico e tecnológicos realizados por docentes e discentes do IFTM e de outras Instituições de Ensino Superior e estimular a troca de experiências. Esse é um evento anual realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PROPI) e reunirá estudantes, egressos dos programas stricto sensu, professores, convidados e demais interessados para apresentação de pesquisas, produtos técnico e tecnológicos, além de palestras e outras atividades nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Ciências Agrárias e Ciências Exatas e da Terra.

Local: SEST/SENAT em Patos de Minas

(IFTM - Patos de Minas)

Mais informações: https://iftm.edu.br/conpitec/2023/

Palavras-chave: SNCT Semana Nacional da Ciência e Tecnologia

A11y