Pular para o conteúdo principal
Divulgação Científica

Projeto de Biomedicina divulga informações sobre produtos naturais

Graduandos criam artes e textos voltados para a atividade

Publicado em 18/10/2023 às 13:53 - Atualizado em 20/10/2023 às 07:46

Os produtos naturais podem ser obtidos de várias partes, como a raiz de gengibre, usada para fazer chá para dor de garganta (Foto: Freepik)

Neste ano, na disciplina Atividades Curriculares de Extensão (ACE), os alunos do curso de Biomedicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) foram convidados a participar do desenvolvimento de postagens para o perfil do Jornal da Biomedicina no Instagram focadas na fabricação de itens naturais. A primeira publicação sobre foi lançada no início de outubro e objetiva expandir não só o campo de conhecimento dos discentes como também do público geral. 

O professor do curso e responsável pela disciplina, Carlos Martins, comenta que “o conteúdo produzido é de grande importância por transmitir o conhecimento de forma compreensível para o público que não tem acesso à ciência. Para mais, é necessário corrigir informações que muitas vezes são passadas de forma errada nas mídias e deixar ainda o corpo social à parte das pesquisas que são desenvolvidas dentro das universidades”.

 

A ideia de criação desses posts partiu da necessidade de divulgar a ciência, atendendo aos objetivos da disciplina. Assim que proposto na ACE, os graduandos logo concordaram. “É muito interessante a gente se juntar para pesquisar sobre o design e os conteúdos dos posts para apresentar ao público de uma maneira que todos os possíveis leitores possam entender sobre os produtos” afirma a aluna Juliana Leite. Como parte da equipe de design, ela também considera excelente poder relacionar os conhecimentos que adquiriu de biomedicina e dos produtos naturais com a parte artística.

O docente Martins ressalta ainda que os alunos se interessaram em entender e participar do processo de criação de conteúdo por ser um meio de comunicação (Instagram) muito utilizado; gostaram da experiência de aplicar o conhecimento através do design, principalmente por ser um curso voltado para área da saúde e sentiram-se desafiados a levar informação científica de maneira descontraída para as redes sociais.

 

Os produtos naturais 

Os itens de produção natural são compostos de substâncias extraídas da natureza. Esses podem ter diversas aplicações, tanto farmacológicas ou cosméticas quanto alimentícias. São obtidos de diferentes partes das plantas, como folha, raiz, fruto, semente e flor, o que garante, muitas vezes, um aproveitamento completo. 

Nos novos posts do Instagram, os graduandos de Biomedicina discutem também sobre a origem desses produtos para mais do que somente das plantas, adicionando animais, minerais e microrganismos. 

 

ACE

As Atividades Curriculares de Extensão passaram a ser obrigatórias para todos os cursos de graduação pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) desde a resolução de 2018. No curso de Biomedicina do Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM) essa disciplina teve início em 2023, com o objetivo de desenvolver nela a “Extensão Universitária e Divulgação Científica”. Esse processo deu início a um movimento colaborativo entre o material produzido em sala para as redes sociais e o Jornal de Biomedicina. 

 

Jornal  de Biomedicina

Em 2016, com o objetivo de aproximar cada vez mais a população da universidade por meio da propagação de informação científica de qualidade com linguagem acessível, surgiu o Jornal de Biomedicina. 

Acessado por meio do portal do ICBIM, o jornal é de responsabilidade do próprio grupo de discentes e docentes do curso que fazem toda a editoração, design e administrativo de todo o jornal. Com mais de dez edições compostas de artigos e outras produções textuais relacionadas ao campo biomédico, ele traz informações de forma resumida e simplificada para o maior entendimento das pessoas. 

Além de se beneficiarem no âmbito acadêmico, proporcionam à população um olhar por dentro das pesquisas e os trabalhos feitos pelo próprio curso de Biomedicina da UFU, que são, em sua maioria, uma dúvida para os cidadãos.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Biomedicina Divulgação Científica

A11y