Pular para o conteúdo principal
Ciência ao Pé do Ouvido

Você sabe o que é gripe aviária?

Episódio #97 do Ciência ao Pé do Ouvido aborda a temática

Publicado em 17/10/2023 às 10:49 - Atualizado em 18/10/2023 às 13:30

(Arte: Thamires Dantas)

Você já deve ter ouvido falar sobre a gripe aviária em algum lugar, como noticiários e jornais. Ela é uma doença causada por uma variação do vírus H5N1 que atinge, principalmente, aves. Conhecida cientificamente há mais de um século, a influenza também pode afetar suínos, bovinos e, ocasionalmente, humanos. Mas, isso não é um sinal de alerta.

No Brasil são seguidas regras rígidas em relação ao controle da doença, detectando rapidamente os focos e os combatendo. Até o dia da publicação desta matéria, o país registrou 127 casos em aves. “É bom salientar que aquelas estirpes do tipo A, que gostam de aves, eles gostam de aves, os que gostam de humano, gostam de humanos. Então, a doença pode passar para o humano? Pode, mas se esse humano tiver contato direto com aves”, explica Bia Fonseca, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da UFU com especialização em Ciências Avícolas e experiência na área de Sanidade e Avicultura.

Até então, quase todos casos foram encontrados em aves migratórias, não tendo nenhum caso da doença no país registrado em granjas ou em humanos. Afinal, quais os sintomas dessa gripe e a diferença dela para a gripe comum ou a gripe suína? Essas e outras perguntas são respondidas por Fonseca no episódio #97 do podcast Ciência ao Pé do Ouvido. Ouça nas principais plataformas de áudio.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Ciência ao Pé do Ouvido podcast gripe aviária

A11y