Trabalho

Boletim Mensal do Emprego em Uberlândia revela crescimento de empregos formais em setembro

Confira setores e tipos de empresa que contribuíram para o resultado apresentado na pesquisa realizada pelo Cepes/UFU

Publicado em 01/11/2023 às 12:00 - Atualizado em 06/11/2023 às 07:44

No mês de setembro de 2023, Uberlândia obteve resultado positivo no saldo de empregos formais. A cidade finalizou o mês com crescimento de 979 vínculos empregatícios, número consideravelmente superior em relação a agosto, quando foram contabilizados 264 novos postos de trabalho. Os dados foram apresentados no Boletim Mensal do Emprego em Uberlândia, publicado pelo Centro de Estudos, Pesquisas e Projetos Econômico-sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Cepes/UFU).

Este resultado é fruto de 11.500 admissões contra 10.521 desligamentos no período, revelando um ritmo positivo de contratações na região. Confira outros dados importantes apresentados pela pesquisa do Cepes.

Destaque para Setores de Atividade

O saldo líquido do emprego formal em Uberlândia mostra uma distribuição variada entre os setores. Comércio e Construção lideraram, com 274 e 270 novos postos de trabalho, respectivamente.

Já o setor de Serviços obteve o melhor desempenho dos últimos 12 meses e adicionou 230 vagas em setembro. Indústria (155) e Agropecuária (50) fecham a lista.

Emprego por Tamanho e Tipo de Empresa

As microempresas, incluindo Microempreendedores Individuais (MEI), destacaram-se com o maior saldo de emprego em setembro, somando 648 novos vínculos. Veja como ficou a distribuição das novas vagas por porte da empresa:

• MEI e Microempresas: 648;
  • Grandes Empresas: 215;
  • Médias Empresas: 82;
  • Pequenas Empresas: 31.

Demografia e remuneração média

Os jovens, principalmente na faixa dos 18 a 24 anos, foram os mais contratados em setembro, com 431 novos empregos. Além disso, homens com ensino médio completo lideraram as contratações do mês com 380 novas vagas.

O salário médio de admissão em setembro foi de R$ 1.903,36, mostrando um aumento de 5,42% em 2023.

A Agropecuária liderou com o maior salário médio de admissão, seguida pelos setores de Serviços e Indústria. Grandes empresas também se destacaram ao oferecer um salário médio mais elevado em relação às demais.

Quer conferir os dados completos da pesquisa do Emprego em Uberlândia? Acesse a edição de setembro do boletim mensal divulgado pelo Cepes/UFU.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Boletim do Emprego CEPES