Edufu conquista mais um troféu do Prêmio Abeu

Livro traduzido e publicado pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia, em parceria com a Unicamp, obteve destaque na categoria tradução, ficando em terceiro lugar na premiação

Publicado em 21/11/2023 às 10:04 - Atualizado em 29/11/2023 às 08:47

Professores Edwiges Maria Morato (diretora da EdUnicamp) e Alexandre Guimarães Tadeu de Soares (diretor da Edufu) exibem os troféus recebidos. (Foto: Arquivo pessoal)

A Editora da Universidade Federal de Uberlândia (Edufu) conquistou o terceiro lugar com a tradução da obra "As leis", do renomado filósofo, escritor e político romano Marco Túlio Cícero. O livro foi publicado em colaboração com a Editora Unicamp da Universidade Estadual de Campinas (EdUnicamp). O trabalho integra a Coleção do Estudo Acadêmico, sendo a quinta obra do autor incluída nela.

A parceria entre as editoras, além de proporcionar uma redução significativa de custos na produção, amplia a distribuição e divulgação dos materiais publicados. Destaca-se a importância histórica e editorial das editoras envolvidas, especialmente a Editora Unicamp, com quase 40 anos de existência e um catálogo que ultrapassa 1..200 livros, todos mantendo um elevado padrão editorial.

Sobre a obra

"As leis" marca a retomada da colaboração entre a Edufu e a editora da universidade paulista, iniciada com o primeiro livro da Coleção do Estudo Acadêmico, "Manual dos cursos de lógica Geral", de Immanuel Kant, lançado em 1998. Esta obra tem como objetivo introduzir os estudantes na filosofia de Kant e servir como uma porta de entrada para os temas do kantismo, bem como para a Filosofia em geral. João Bortolanza, membro da comissão organizadora da coleção, destaca que o autor deixa um legado de reflexão sobre as leis, a partir da obra fundadora do Direito do Ocidente.

A série busca reunir textos da área de Filosofia, formando um acervo de clássicos em Língua Portuguesa e cultivando o trabalho específico de tradutores, experiências e contribuições, contribuindo para a formação de um público cultivado.

A obra de Cícero investiga a questão fundamental sobre a natureza e o fundamento das leis, integrando o conjunto de textos sobre o ideal cívico da República, o De Oratore e o de República. Aborda, ainda, concepções estoicas e epicuristas sobre a origem das leis e a relação do cidadão com a civitas.

Apesar de ser um material fragmentado e não ter sido publicado em vida, o livro é considerado fundamental e fundador de uma nova era, na qual os estoicos, tão cultivados no Império Romano, se criaram os pais do jus gentium e do jus civile. Representa, assim, uma obra de extrema importância para as áreas de humanidades e estudos jurídicos.

O livro já está disponível para venda na Edufu”, informa o professor Alexandre Guimarães Tadeu de Soares, diretor da editora.

Sobre a premiação

O Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Prêmio Abeu) destaca e confirma a excelência tanto editorial quanto acadêmica no cenário das publicações universitárias no Brasil. O intuito desse prêmio é evidenciar o papel crucial desempenhado pelas editoras universitárias na divulgação do conhecimento acadêmico. Elas cumprem essa função ao publicar livros, revistas e outros materiais que afetam significativamente para o avanço da pesquisa e da educação no país.

O Prêmio Abeu valida a qualidade editorial, originalidade e relevância das publicações universitárias, estimulando a produção e a divulgação de trabalhos que impulsionam o progresso do conhecimento em diversas áreas. Além disso, ao fazê-lo, o prêmio contribui para o fortalecimento do setor editorial acadêmico no Brasil e para o reconhecimento das editoras universitárias como agentes essenciais na difusão do conhecimento científico e cultural.

Palavras-chave: Prêmio Abeu edufu livraria