Fomento

Ciências Sociais UFU conquista apoio milionário da Capes para fortalecer a pós-graduação

Programa foi aprovado em edital de Redução de Assimetrias; investimento propicia oportunidades e benefícios para estudantes e professores

Publicado em 12/12/2023 às 11:59 - Atualizado em 20/12/2023 às 16:50

Recursos da Capes vão propiciar apoio para participação em eventos (Foto: Marco Cavalcanti)

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCS/UFU) recebeu um impulso significativo para o desenvolvimento acadêmico e científico. Ele foi selecionado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e vai receber R$ 1,1 milhão para investir no aprimoramento das atividades de ensino e pesquisa.

O recurso está vinculado ao Programa de Redução de Assimetrias da Pós-Graduação (PRAPG), promovido pela Capes, e visa melhorar o desempenho de programas de pós-graduação com nota 3 nos últimos três ciclos avaliativos (2013-2017-2021).

O Edital Capes 14/2023 disponibiliza apoio a 100 projetos e prevê investimento total de R$ 131,9 milhões. Na seleção regional, o PPGCS/UFU ficou em segundo lugar para instituições do Sudeste.

Investimento Estratégico em Educação e Pesquisa

O planejamento inclui R$ 80 mil direcionados para custeio e capital. O restante dos recursos serão voltados para iniciativas voltadas ao ensino e pesquisa.

“Os recursos nos permitirão receber professores de renome nacional e internacional para visitar o PPGCS e pesquisar conosco, elevando a qualidade das pesquisas, incorporando novas redes de pesquisa dentro e fora do Brasil, dando mais qualidade em nossas produções e na formação discente”, explica o coordenador do PPGCS, Moacir de Freitas Júnior.

O investimento vai permitir a oferta de bolsas de estudo e participação de docentes e estudantes do programa em eventos e atividades de pesquisa no Brasil e no exterior. A partir de 2024, os editais serão publicados. Há, ainda, a previsão de investimento em um novo espaço, no Bloco 5M, que será utilizado como sala de estudos e laboratório.

Conforme o coordenador do PPGCS, a alocação financeira está alinhada ao Planejamento Estratégico do programa para os próximos cinco anos, seguindo as estratégias delineadas no Pide 2022-2027 da UFU.

Palavras-chave: Ciências Sociais PPGCS Capes Investimento