Atualização Técnica

Lista de doenças relacionadas ao trabalho é atualizada

Entenda os impactos da nova relação de patologias na atuação do técnico em segurança do trabalho

Publicado em 11/12/2023 às 12:48 - Atualizado em 04/01/2024 às 15:04

Arte: Yasmin Jaber

Após uma espera de 24 anos, o Ministério da Saúde acrescentou 165 novas patologias à lista de doenças relacionadas ao trabalho. A alteração pauta a necessidade de renovação constante dos responsáveis pela promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis, bem como altera as dinâmicas para a obtenção desses resultados.

O professor Guilherme Fernando Soares de Araújo, do Curso Técnico em Segurança do Trabalho da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia (Estes/UFU), comenta o impacto da medida: “Cada vez mais, o técnico em segurança do trabalho precisará ser um profissional multidisciplinar. Percebe-se, com essa atualização, que doenças relacionadas à saúde mental estão bem presentes, indicando que este precisará ter uma forte formação em Psicologia.”

Mas você sabe o que faz o técnico em segurança do trabalho?

Com o objetivo de promover esses espaços de trabalho saudáveis, as responsabilidades do técnico em segurança do trabalho incluem a identificação, avaliação e controle de riscos laborais. Além disso, também é seu compromisso a implementação de medidas preventivas para garantir a saúde e a integridade dos trabalhadores.

Entre as ações que o técnico promove, estão:  informar sobre processo saúde-doença, educar quanto aos riscos ocupacionais, fiscalizar o ambiente de trabalho e gerir os riscos dos processos produtivos.

Quais mudanças podem ocorrer no dia a dia do técnico?

A atualização da lista de doenças relacionadas ao trabalho possibilita uma atuação mais ativa e coerente em relação às novas patologias adicionadas ao documento. "Ao ter uma lista que adeque a dinâmica do processo saúde-doença, temos um sistema mais proativo na prevenção primária das enfermidades”, sublinha Araújo.

Sendo assim, a mudança torna essencial que os profissionais da área busquem por aprimoramentos para saber como abordar essas novas questões levantadas pelo material do Ministério da Saúde. Os processos de saúde-doença evoluem e, caso não ocorra essa atualização constante, o risco de gerar problemas graves na proteção da saúde do trabalhador é grande.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: segurança Técnico trabalho