Pular para o conteúdo principal
Parceria

Prefeitura Universitária e Polícia Militar estreitam laços para aprimorar a segurança nos entornos de campi da UFU

Instituições desenvolvem ações conjuntas para garantir mais proteção à comunidade que frequenta as dependências da universidade em Uberlândia

Publicado em 24/02/2025 às 15:21 - Atualizado em 24/02/2025 às 16:27

Prefeita Juliana Cardoso Braga apresentou a comandantes da Polícia Militar a central de monitoramento das câmeras de segurança instaladas no Campus Glória. (Foto: Hermom Dourado)

 

A segurança na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e nas regiões dos seus campi com foco inicial no município de Uberlândiatem sido um tema prioritário para a nova gestão. O diálogo entre a instituição e a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) tem sido intenso, desde que o professor Carlos Henrique Carvalho assumiu a Reitoria, em janeiro passado, visando estabelecer ações conjuntas que garantam a redução da violência para a comunidade acadêmica, especialmente nos entornos da universidade.

Uma primeira ação conjunta foi a visitação conjunta das equipes da UFU e da PMMG nas áreas vizinhas aos campi universitários do Glória, Umuarama, Educação Física e Santa Mônica. A proposta foi definida em reunião da prefeita universitária, Juliana Cardoso Braga, e do diretor de Logística, Flávio Martins de Freitas, com o Coronel André Pedrosa do Rosário, comandante da 9ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), e os tenentes Wellington Caetano Montes, comandante da 170ª Cia. da PMMG, e Marcelo Dornelas dos Santos, comandante da 158ª Cia. da PMMG (responsável pelo atendimento da área do Campus Umuarama).

A visitação ocorreu na tarde da terça-feira da última semana, 18 de fevereiro, resultando em um mapeamento importante de pontos de atenção em cada uma das regiões. A Prefeitura Universitária (Prefe/UFU) tem investido na melhoria da iluminação de pontos críticos, inclusive com podas e paisagismo nas localidades em que árvores prejudicam a iluminação. Além disso, uma das primeiras medidas acertadas com a PMMG diz respeito ao aumento da frequência das rondas de viaturas nas áreas dos entornos dos campi, especialmente em horários com maior volume de pessoas circulando. 

Além da prefeita universitária, participaram da visitação aos entornos dos campi o diretor de Logística da Prefe, o gerente da Divisão de Vigilância e Segurança Patrimonial (Divig), João Delfino Diniz, os tenentes Dornelas, Edimar Mendes Sobrinho comandante do Setor 4 da 170ª Cia., responsável pelo policiamento na região do Campus Glória , e Cleiton José Batista Alves comandante do Setor Aparecida, que atende a região do Campus Educação Física.

Os representantes da PMMG informaram, ainda, que o setor do Campus Umuarama foi escolhido para um projeto piloto, que irá testar uma nova funcionalidade no aplicativo da Rede de Vizinhos Protegidos. Por meio do aplicativo, os moradores têm acesso às câmeras de segurança da sua rua e, ao perceberem alguma movimentação suspeita, podem acionar o alarme. Esse acionamento emite um alerta para todos que participam da rede e permite que moradores acionem a Polícia Militar, para verificar o local e atuar de forma pontual, potencializando as ações preventivas no bairro.

 

Seis pessoas (5 homens e 1 mulher) em volta de uma mesa circular; à esquerda, estão 3 representantes da gestão da UFU; à direita, 3 da Polícia Militar
Reitor Carlos Henrique de Carvalho e representantes da Prefeitura Universitária receberam, em audiência, comandantes da PMMG em Uberlândia. (Foto: divulgação/Prefe)

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: segurança Parceria UFU Polícia Militar Campus Glória Campus Umuarama campus educação física campus Santa Mônica

A11y