Publicado em 14/10/2025 às 12:18 - Atualizado em 22/10/2025 às 08:53
Um encontro realizado na manhã desta terça-feira (14/10), no Gabinete da Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU), apresentou à imprensa uma iniciativa que pretende utilizar as pesquisas desenvolvidas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na busca de soluções para os grandes desafios enfrentados pela equipe do Executivo Municipal. A audiência foi iniciada por uma fala da secretária municipal de Gestão Estratégica, Lívia Mendes De Paula, que explicou as principais propostas da parceria e que já haviam sido alinhadas com a Administração Superior da UFU em uma reunião ocorrida no último dia 9 de setembro. Em suma, a ideia é que, a partir do entendimento a respeito das maiores demandas recebidas pela Prefeitura, pesquisadoras e pesquisadores da UFU que tenham interesse possam apresentar seus projetos à PMU, que analisará as propostas e verificará se e como seria possível executá-las. Não existem áreas pré-definidas e projetos previamente estabelecidos.
Primeira representante da universidade a se pronunciar, a vice-reitora Catarina Azeredo enfatizou o quanto esta aproximação entre a instituição e o Executivo tende a ser positiva para toda a coletividade: "O foco é na população. É muito importante para a universidade e os acadêmicos que eles trabalhem na solução de problemas reais, vendo a aplicação da formação no curso que eles estão fazendo ajudando a transformar a vida das pessoas."
O reitor Carlos Henrique de Carvalho, por sua vez, evidenciou a preocupação no sentido de que as pesquisas desenvolvidas na UFU transbordem os muros da universidade e cheguem à sociedade. "A melhor forma disso acontecer, deste conhecimento chegar à população, é via quem fez a gestão municipal. Por isso que foi a Prefeitura que nos indicou os desafios para os quais vamos buscar os conhecimentos", apontou. Ainda de acordo com ele, a grande dificuldade da universidade, de uma maneira geral, é transformar a pesquisa em inovação e levar esta inovação à sociedade: "Com esta parceria com a Prefeitura, nós estamos dando um upgrade nisso, ou seja, acelerando este processo. Citei na minha fala que o Prêmio Nobel foi dado a pesquisadores, por conta da inovação. Estamos caminhando na direção em que o mundo está caminhando. Academia e Poder Público têm que dar as mãos; e é isso que queremos fazer."
"Estratégica" e "fundamental" foram os dois adjetivos escolhidos pelo prefeito Paulo Sérgio Ferreira para resumir a parceria oficializada com a Universidade Federal de Uberlândia, após a assinatura do "Memorando de Entendimento" - que foi acompanhada por representantes de todas as áreas das equipes de gestão da UFU e da PMU. "A inovação está no DNA de Uberlândia e tem que estar também no DNA da Prefeitura e da UFU. Estamos estabelecendo aqui 144 desafios concretos, problemas concretos que a cidade tem para que nós possamos utilizar os alunos e professores da Universidade Federal de Uberlândia para nos ajudar a criar soluções, alternativas para melhor resolver estes problemas", comentou o prefeito.
Confira, abaixo, a galeria de imagens da assinatura do 'Memorando de Entendimento'.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Reunião audiência Parceria UFU Prefeitura de Uberlândia memorando de entendimento pesquisas
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS