Publicado em 09/10/2025 às 18:56 - Atualizado em 14/10/2025 às 15:03
O reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Carlos Henrique de Carvalho, e representantes do Consórcio Intermunicipal – Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável (Rides) participaram de um encontro nesta quinta-feira (9/10), em Monte Carmelo. A pauta da reunião incluiu a apresentação, por parte dos prefeitos, de uma proposta de expansão de cursos no campus da UFU em Monte Carmelo, além da realização de um balanço dos resultados alcançados para os municípios consorciados com as diversas parcerias que unem o ensino, a pesquisa e a extensão articuladas com a universidade. Também foram estabelecidas novas reuniões para discutir a elaboração de programas de coparticipação.
Para os prefeitos, a presença da UFU é fundamental para o crescimento da região. Entre os projetos de colaboração, foram destacadas as ações realizadas para promover a regularização fundiária urbana em Iraí de Minas, o que proporciona à comunidade moradia com segurança jurídica. Em Monte Carmelo, o programa de compostagem desenvolvido na Escola Municipal Maria Aparecida Brandão Vieira atua na adoção de práticas de "lixo zero". O projeto, que conta com professores do curso de Agronomia, está vinculado à ação de extensão da UFU sobre "Quintais Produtivos".
As empresas juniores do Campus Monte Carmelo também estão no radar do Rides. Os municípios consorciados buscam soluções junto à ConCampo (Agronomia), à ReFOREST Júnior (Engenharia Florestal), à Ejeac (Engenharia de Agrimensura e Cartográfica) e à Magma Jr (Geologia).
Os estudantes da UFU têm, ainda, a oportunidade de fazer estágio no Rides. Até hoje, o Consórcio já contou com 12 discentes do curso de Engenharia Florestal. "Além da oferta de estágio, realizamos três contratações por Processo Seletivo Simplificado de profissionais graduados neste curso", explicou Diego Mota, secretário executivo do Rides.
Uma destas profissionais é natural do município de Romaria. Karolayne Maria é uma das egressas da UFU que hoje compõem o quadro de engenheiros com a missão de promover a gestão associada dos serviços públicos que propiciem o desenvolvimento sustentável.
“Estudei na UFU; fiz bacharelado em Engenharia Florestal na UFU Monte Carmelo. Eu me formei em maio deste ano. O trabalho no Rides foi uma oportunidade que surgiu depois da minha graduação.
Eu sou do município de Romaria. Durante toda a minha graduação e ainda hoje, eu vou e volto todos os dias. Romaria é uma cidade próxima (está a aproximadamente 21 quilômetros de Monte Carmelo). Portanto, consigo ter esse deslocamento facilitado. A UFU foi uma oportunidade incrível para mim. Eu cresci tanto pessoal quanto profissionalmente. Hoje, eu consegui abrir as portas no mercado de trabalho. Sou motivo de orgulho para minha família, o que é muito gratificante para mim”. (Karolayne Maria)
“Tive que me mudar de Monte Carmelo para fazer faculdade fora, pois na época ainda não havia o campus da UFU aqui. Retornei em 2017. Mais tarde, durante a pandemia, fiz mestrado em Qualidade Ambiental na UFU em Uberlândia. Inclusive, a minha dissertação foi uma demanda interna do Consórcio. Portanto, consegui unir três esferas (sociedade, universidade e o profissional) com o objetivo de buscar resultados. A partir deste estudo, conseguimos fazer diversas ações". (Kássio Henrique)
“Entrei para o curso de Engenharia Florestal do Campus Monte Carmelo em 2019. Eu vim pelo SiSU (Sistema de Seleção Unificada/MEC). Sou do interior de São Paulo, de uma cidade chamada Guapiaçu. Como estudante, é um prazer estar aqui, porque o Consórcio foi meu primeiro contato profissional. Estou tendo muitas experiências. É um momento de integração. Resolvi ficar, pois tenho bastante oportunidade”. (Laís da Costa)
Composto por dez municípios - Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria - o Rides é uma entidade regional de cooperação, instituída na forma de um consórcio público de direito público e de caráter autárquico. A sede está localizada em Monte Carmelo. O objetivo é "construir soluções integradas para o desenvolvimento regional sustentável dos municípios consorciados".
Para Diego Mota, a visita do reitor à sede do Consórcio simboliza "que uma semente foi plantada” para o surgimento de alianças. Ricardo Ferreira, prefeito de Monte Carmelo, enfatizou a importância da presença da UFU. Nerso Hissao Chihara, vice-prefeito de Coromandel, contou que todas as noites saem quatro ônibus do município levando 160 estudantes a Monte Carmelo: "Só a educação poderá melhorar este país". Cleiton Gomes da Cruz, prefeito de Iraí de Minas e presidente do Rides, acentuou: "Apesar das dificuldades orçamentárias, a UFU tem o mais importante - gente, pesquisadores".
O reitor, após apresentar sugestões de novas cooperações, reiterou que todos os municípios “são coirmãos da universidade” e propôs um calendário de encontros e de projetos estratégicos para impulsionar o desenvolvimento sustentável, abrangendo áreas cruciais como saneamento básico, planejamento urbano, preservação de recursos hídricos e melhorias ambientais, estendendo-se a outros segmentos da Gestão Pública, inclusive com o uso de Inteligência Artificial
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Reunião audiência parcerias UFU Monte Carmelo Rides
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS