Publicado em 19/12/2023 às 08:43 - Atualizado em 21/12/2023 às 10:17
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a embaixada da França no Brasil, assinou na última quinta-feira (14) um acordo para a realização do programa Cátedras Franco-brasileiras. A parceria foi firmada pelo diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFU, Waldenor Barros Moraes Filho; pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Carlos Henrique de Carvalho; pelo cônsul da França, Vicent Nedelec; e pelo vice-reitor, Carlos Henrique Martins da Silva.
O programa possibilita o acolhimento, durante o ano de 2024, de até três professores e/ou pesquisadores de instituições francesas de ensino superior e por um período de 30 a 60 dias. “Espera-se que a parceria iniciada se consolide em grupos de pesquisa, produções científicas articuladas, ofertas de disciplinas consorciadas de caráter continuado, sempre com foco em ações de excelência, contribuindo para o desenvolvimento de processos qualificados de internacionalização, que resultem na melhoria da produção acadêmica e na geração de conhecimentos socialmente referenciados”, afirma Carvalho.
A ideia é receber professores de diferentes áreas do conhecimento, com gastos arcados pelo próprio governo francês, estreitando os laços com professores e alunos das unidades acadêmicas. A UFU já conta com outras cátedras, quando pesquisadores de outros lugares com experiência numa determinada área do conhecimento passa a atuar na instituição. Este é mais um passo importante para a internacionalização da universidade.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
>> Leia também:
Palavras-chave: internacionalização cátedras franco-brasileiras Propp acordo Consul Parceria França
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS