Laboratórios

Unidade Femec UFU da Embrapii passa por avaliação de interlocutores e recebe aditivo de R$ 14 milhões

Recurso ampliará a capacidade em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I)

Publicado em 13/12/2023 às 11:30 - Atualizado em 13/12/2023 às 11:39

Pesquisadores da Unidade Embrapii Femec UFU e avaliadores em frente ao LTAD, no Campus Santa Mônica (foto: divulgação/LTAD)

Interlocutores da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Brenno Passoni e Felipe Fonseca passaram três dias na Unidade Embrapii Femec UFU. A visita, realizada no fim de outubro, foi dividida em duas partes, a primeira delas, para reconhecimento da capacidade instalada. Os avaliadores percorreram os prédios dos laboratórios: de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD) e do Laprosolda, que fazem parte da Unidade Embrapii Femec UFU. A Unidade foi uma das primeiras credenciadas e completou recentemente 7 anos. “Verificamos também a grande versatilidade de equipamentos de ensaios disponíveis, desde os equipamentos de destaque dos minitestes até os loops de grande dimensão”, completa o interlocutor da Embrapii Felipe Fonseca.

Na segunda etapa da visita os interlocutores avaliaram a capacidade de conhecimento dos pesquisadores, professores, alunos e profissionais. Esse foi considerado o momento de maior concentração e de expectativa. Atualmente a Unidade está com 16 projetos de desenvolvimento de inovação (PD&I) em execução, somando cerca de R$ 63 milhões. Cada coordenador de projeto apresentou os trabalhos e responderam perguntas sobre os desafios superados, os objetivos, a capacidade de inovação tecnológica e qual será o impacto para a indústria e economia nacionais. No meio acadêmico foi como passar por uma banca examinadora, “nós precisávamos conhecer seus pontos fortes, suas dores, e, conhecer seus integrantes para que pudéssemos avaliar melhor o desempenho e melhor indicar a unidade, quando necessário, para participação em eventos e programas da Embrapii”, disse Felipe.

Para a Unidade ser bem avaliada é preciso ainda que os projetos gerem patentes, e que possam ser aplicados com o objetivo de gerar maior competitividade e menor dependência de importados. Todos os projetos seguem os protocolos e rigor das parcerias público-privada (PPP), e prazos das empresas. Neste sentido, a Unidade recebeu, recentemente, avaliação de satisfação do cliente (empresa), acima da média das unidades Embrapii. “O processo de gestão e governança bem estabelecidos na Unidade vêm impactando todo o ecossistema em que ela está inserida, influenciando de forma positiva a Universidade, as empresas e a sociedade”, completa Felipe.

“A Universidade Federal de Uberlândia se sente honrada e reconhecida pela avaliação feita por interlocutores sobre a Unidade Embrapii Femec UFU. Neste sentido, tanto a competência técnica da equipe como a sua eficiência no sentido de apresentar solução para problemas reais da indústria foram reconhecidos”, comenta, o professor Valder Steffen Junior, reitor da UFU.

Os projetos em execução atendem aos setores de óleo e gás, automotivo, siderúrgico e agroindustrial. Os trabalhos contemplam parcerias em linhas de financiamento a fundo perdido de Programas de Apoio à Indústria como: o Rota 2030, Fundep e Sebrae para pequenas empresas, “Durante a visita observamos a competência dos membros integrantes e seu grande conhecimento no desenvolvimento e construção de equipamentos especializados para cada aplicação, levando em consideração a condição do ambiente real aos quais as estruturas estão submetidas”, comenta Felipe Fonseca. “Fica mais uma vez demonstrada a importância do trabalho realizado no Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD) e no Laprosolda, ambos no Campus Santa Mônica e integrados à infraestrutura da Femec, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologia e inovação para a indústria brasileira”, completa o reitor Valder.

Palavras-chave: laboratórios recursos LTAD Laprosolda visita Embrapii