Pular para o conteúdo principal
Pesquisa

O que está por trás das crenças nas redes sociais?

Estudo de graduanda em Psicologia da UFU busca entender como as informações se espalham no mundo virtual e suas influências no comportamento e escolhas pessoais

Publicado em 28/02/2024 às 15:12 - Atualizado em 16/08/2024 às 11:49

A pesquisa está sendo desenvolvida pelo Instituto de Psicologia (Imagem: Pixabay)

 

Um dos maiores desafios para a sociedade atualmente é o combate à disseminação de desinformação nas redes sociais. Mas, para que o enfrentamento do problema seja efetivo, é necessário primeiro entender o problema.

Tendo isso em foco, o estudo “Crença em rede sociais” faz parte da pesquisa de Iniciação Científica de Hellen Marinho Amorim, discente do 4º período do curso de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Sob orientação do professor Leonardo Gomes Bernardino, o trabalho busca compreender os fatores que influenciam essa crença no ambiente on-line, além de investigar o papel do endosso social tanto na adesão individual a uma informação falsa quanto na aceitação da correção desta informação.

 

Sobre o estudo

O estudo é realizado com a participação de voluntários, com idades entre 18 e 50 anos, que participam fornecendo informações para o formulário on-line, dividido em três partes:

  • Preenchimento de questionário sociodemográfico;
  • Resposta a duas escalas de autorrelato;
  • Realização de três tarefas experimentais.

Para participar, é necessário computador ou notebook com acesso à internet e disponibilidade de 25 a 30 minutos. Além disso, é necessário que o respondente voluntário esteja em um ambiente tranquilo e sem distrações para que as etapas do experimento possam ser realizadas integralmente.

Para mais informações ou dúvidas sobre o experimento, basta entrar em contato com os realizadores da pesquisa, pelos seguintes e-mails h.maramor@ufu.br e lgbernardino@ufu.br.

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: UFU pesquisa fake news instituto de psicologia iniciação científica

A11y