Pular para o conteúdo principal
Esporte e Lazer

Estudantes-atletas da UFU recebem homenagens pela participação e resultados dos JUMs e JUBs

Cerimônia também contou com anúncio de nova parceria com o Praia Clube e melhorias na estrutura esportiva da Universidade Federal de Uberlândia

Publicado em 19/04/2024 às 12:25 - Atualizado em 25/04/2024 às 15:05

No mesmo dia, a Proae realizou atividades celebrando os oito anos de sua criação. (Foto: Milton Santos)

39 medalhas de ouro, 29 de prata e 15 bronzes nos Jogos Universitários Mineiros (JUMs) e um bronze inédito nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) de Futebol, Fut7. X2 e Rugby. Estes são os resultados que foram celebrados na cerimônia de homenagem aos estudantes-atletas de Uberlândia que participaram das duas competições. O evento foi organizado pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae/UFU) e aconteceu no auditório do Bloco 3Q, na última quarta-feira, 17. 

Participaram da cerimônia, além dos estudantes-atletas homenageados, a pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari; o presidente do Praia Clube, Carlos Augusto Ferreira; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Hélder Eterno da Silveira; o diretor da Diretoria de Qualidade de Vida do Estudante (Dirve), Claudio Gomes Barbosa; o coordenador da Divisão de Esporte e Lazer (Diesu), Adilson Henrique de Souza; o diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Faefi), Marcos Seizo Kishi; e o presidente da Liga das Atléticas da UFU (Laufu), Leonardo Yamaguti. 

Mesa com as autoridades convidadas para o evento
Da esquerda para direita: presidente da Laufu, pró-reitor da Proexc, presidente do Praia Clube, pró-reitora da Proae, diretor da Dirve, diretor da Faefi e coordenador da Diesu. (Foto: Milton Santos)

Os resultados conquistados nos JUMs e nos JUBs deram à UFU o título de campeã geral da competição mineira e de melhor universidade pública no Fut7 masculino nacional, respectivamente. Nos JUMs, o ranking foi completado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Já nos JUBs a UFU competiu apenas na modalidade Fut7 e, na categoria masculina; completaram o pódio a Multivix-ES (campeã), e a vice, Uninassau-PE. 

Todas as equipes coletivas que participaram desses jogos contam com treinadores oriundos da parceria entre a UFU e o Praia Clube. O presidente do clube, Carlos Augusto Ferreira, além de se mostrar otimista para continuar a parceria e expandi-la, também exalta os resultados conquistados. “A gente sabe os problemas que atravessam as universidades federais, com a falta de recursos. Então, o Praia conseguiu mobilizar uma verba para ter os treinamentos, disponibilizando técnicos capacitados e isso se traduziu no que estamos vendo aqui, na mesa. Resultados que vão ser melhores ainda nos próximos anos”, ressaltou o presidente, que se disse orgulhoso do projeto e anseando por mais troféus. 

 

Nova parceria UFU e Praia Clube 

Além das homenagens, a cerimônia contou também com anúncios de nova parceria e melhorias nos espaços esportivos da UFU em Uberlândia. A pró-reitora de Assistência Estudantil, Elaine Saraiva Calderari, em conjunto com o diretor da Dirve, Claudio Gomes Barbosa, entregaram ao presidente do Praia Clube uma carta de intenção para a construção de um complexo de atletismo de alto nível nas dependências do clube da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Uberlândia (Asufub) - atual Complexo Esportivo do Glória. 

Elaine, pró-reitora de Assistênia Estudantil, assinando a carta de intenção, enquanto Carlos Augusto, presidente do Praia Clube, fala no microfone, atrás dela e ao lado das outras autoridades da cerimônia
Presidente do Praia afirmou que, com o novo complexo de atletismo, o clube tem condições de possuir uma equipe da UFU integrada ao projeto de atletismo do Praia. (Foto: Milton Santos)

A pró-reitora acrescentou, ainda, que outras formas de arrecadação de verba serão buscadas para a construção do complexo. “Nós já conversamos com alguns parlamentares aqui da região que estão dispostos a nos ajudar com emendas parlamentares. Então, isso aqui [a carta de intenção] é uma união de esforços. É para a gente se unir para conseguir, mesmo que seja a longo prazo. Nós sabemos como são difíceis os recursos, mas que a gente inicie o processo. Uma construção coletiva de duas instituições em prol de Uberlândia e da região”, completou Saraiva. 

Além da divulgação da nova parceria, também foi anunciada, de forma oficial, a reforma dos ginásios 1, 2, 5 e 6 do Campus Educação Física - são as quadras em que comumente acontecem os treinos e jogos de futsal, handebol, vôlei e basquete, respectivamente. De acordo com a pró-reitora, para a restauração dos espaços, serão investidos mais de R$ 5 milhões. "Todo o recurso é oriundo de uma poupança da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil feita nos últimos oito anos", revelou a pró-reitora. 

Por fim, também foi passada para os atletas a situação da obra de reforma da Academia Universitária do Campus Santa Mônica e a atenção à manutenção dos auxílios competição esportiva. Quanto à academia, a previsão de reinauguração é para o segundo semestre, uma vez que falta apenas a instalação dos vidros do espaço. Já em relação às bolsas, foi anunciado que as melhorias solicitadas foram atendidas. Sendo assim, os estudantes-atletas devem ficar sempre atentos aos lançamentos de editais. Nessas duas últimas competições, ao todo, 101 estudantes solicitaram o auxílio - seja transporte, alojamento e/ou alimentação -, e todos foram comtemplados. 

    Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

     

    >>> Leia também:

     

    Palavras-chave: Esporte e lazer Diesu Proae Praia Clube

    A11y