Marco histórico

MUnA recebe reconhecimento da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais

Museu Universitário de Arte da UFU chega ao seleto grupo de integrantes do Cadastro Mineiro de Museus

Publicado em 12/04/2024 às 15:43 - Atualizado em 22/04/2024 às 08:12

Arte: Lune Andrade (com revisão de Douglas de Paula)

O Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia (MUnA/UFU) celebra o reconhecimento concedido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (SECULT-MG) em Belo Horizonte, 18 de março de 2024, por meio do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG). Ao ser certificado com o número CMG-013, conforme os critérios do Estatuto Nacional de Museus (Lei N° 11.904, de 14 de janeiro de 2009) e do Decreto Estadual nº 45.236, de 04 de dezembro de 2009, o MUnA reafirma sua missão de preservar e difundir a arte e a cultura em solo mineiro.

Agora, o MUnA faz parte do seleto grupo de integrantes do Cadastro Mineiro de Museus. Este reconhecimento, além de valorizar o trabalho de todas as pessoas envolvidas no Museu, representa um marco significativo em sua jornada de promoção da arte e do patrimônio cultural.

“Recentemente, o MUnA foi incluído no Sistema Estadual de Museus (SEMMG), o que fortalece nossa instituição ao estabelecer uma cooperação mútua que permite a troca de informações e de instrumentos de gestão. Essa integração no Sistema Mineiro de Museus fortalece o campo museológico de forma abrangente, facilitando a implementação de ações estratégicas, assessorias e capacitações que serão essenciais para aprimorar os serviços prestados à comunidade”, destaca Rodrigo Freitas, coordenador do MUnA.

A certificação emitida pela SECULT-MG é um selo de qualidade e também um testemunho do compromisso do MUnA com a excelência na preservação, pesquisa e divulgação da arte universitária. O reconhecimento oficial fortalece os laços do Museu com a comunidade local e reforça sua contribuição para os processos museológicos no estado.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

Palavras-chave: Museu Universitário de Arte MUnA Reconhecimento Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais SECULT-MG