Pular para o conteúdo principal
Lançamento

Livro apresenta universo criativo do artista plástico uberlandense Assis Guimarães

‘Casa 109’ foi elaborado por alunos do curso de Artes Visuais da UFU e conta com mais de 300 obras que exploram paisagens naturais, urbanas e cenas cotidianas

Publicado em 15/05/2024 às 09:21 - Atualizado em 15/05/2024 às 11:44

Capa do livro em homenagem ao artista Assis Guimarães. (Imagem: arquivo pessoal)

Lançado em abril deste ano, o livro “Casa 109: Obras do artista Assis Guimarães” é resultado da proposta de trabalho dos alunos Allan Rosário Martins, Amanda Soares Ribeiro Dias, Ana Luísa Melgaço Guimarães e José Arthur Camargo d’Santos, enquanto cursavam a disciplina Estágio Supervisionado III, ministrada por Luciana Mourão Arslan, do curso de Artes Visuais do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (Iarte/UFU). 

A obra se dedica a explorar o universo do artista plástico Assis Guimarães, que apresenta o início de sua trajetória marcada por uma passagem na UFU. “Durante uma visita à Universidade Federal de Uberlândia, explorando a exposição do artista e professor Maciej Babinski, Assis decidiu se tornar pintor. Assim, vendeu seu skate para adquirir suas ferramentas de pintura, que logo deram origem a sua trajetória como gravador, pintor, escultor, ilustrador e desenhista”, explicam os alunos em trecho do livro Casa 109. 

Durante a pesquisa, os alunos entrevistaram Assis Guimarães e registraram as obras disponíveis
O trabalho durou cerca de três meses, entre pesquisas, entrevistas e registros das obras disponíveis neste ano. (Foto: arquivo pessoal)

Atuante na cidade há mais de 40 anos, Assis abriu as portas da sua casa, local em que divide espaço com o seu ateliê, para que os alunos realizassem a pesquisa por aproximadamente três meses, com início da produção em janeiro e publicação em abril. Santos comenta que o livro apresenta mais de 300 obras em diversas técnicas como desenho, gravura, pintura e escultura. Além de outros materiais que contextualizam a trajetória do artista, como uma entrevista exclusiva.

Para o estudante, foi um momento importante como artista e pesquisador. Ele ressalta que a elaboração e o resultado final foi gratificante e o momento ganhou destaque na formação artística de todos os envolvidos, pois vivenciam de perto as técnicas e inspirações de Assis. “O processo deu trabalho, mas valeu a pena. É um livro que você consegue ver e apreciar várias vezes, porque sempre vai ter algo novo para descobrir nas obras. Depende de como você vai estar no dia”, acrescenta ele. 

No livro, encontram-se registros das obras presentes no acervo do artista em 2024. No entanto, para quem se interessar em conhecer as obras disponíveis mais de perto, o material traz um “Especial visite: mapa de trabalhos” na página 260. Divulgado pela Editora Regência e Arte, a obra encontra-se disponível on-line e pode ser acessada aqui.

 


Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Lançamento de livro Artes Visuais Artistas visuais Artistas Uberlândia

A11y