Pular para o conteúdo principal
Lançamento

Livro publicado por docente da UFU busca explicar a instabilidade e crise na política brasileira

Obra aborda o período iniciado no ano de 2015, durante o governo Dilma Rousseff, e que se perpetua até os dias atuais

Publicado em 09/06/2025 às 09:15 - Atualizado em 09/06/2025 às 14:50

O livro tem 407 páginas e sua capa apresenta uma obra do pintor holandês Piet Mondrian. (Imagem/Arte: Cristiano Alvarenga / Canva)

 

Danilo Enrico Martuscelli, professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Incis/UFU), em parceria com Nátaly Guilmo (pós-doutoranda da Technische Universität Berlin) e Armando Boito Jr (docente na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp), publicou o livro “Instabilidade e crise na política brasileira”. A obra aborda o período de instabilidade e de crises políticas iniciado no ano de 2015, durante o governo da ex-presidente Dilma Rousseff. A ideia do livro surgiu em 2022, após pesquisas realizadas pelos autores no grupo de pesquisa Neoliberalismo e na Rede Poulantzas Brasil, em um projeto coletivo de pesquisa intitulado “A crise política, a nova direita, o Estado e os conflitos de classe no Brasil”, realizado entre 2022 e 2025. A produção foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

O livro traz análises da política brasileira contemporânea baseadas em pesquisas empíricas originais. O principal problema apresentado é explicar por que a política brasileira ingressou numa etapa de instabilidade e crises desde o impeachment de Dilma Rousseff. Os autores tratam esse tema em múltiplas dimensões, considerando diversos dos seus aspectos e sempre com um enfoque analítico.

Segundo Martuscelli, a obra pode despertar o interesse de leitura em: docentes e estudantes universitários e da educação básica; militantes de movimentos sociais, sindicatos e partidos; e também de cidadãos e cidadãs que buscam se informar sobre a dinâmica e os conflitos presentes na política brasileira no período recente. "Nosso objetivo é mostrar por quais razões e de que maneira a instabilidade e as crises políticas são parte integrante da já prolongada crise do modelo capitalista neoliberal e da ideologia que lhe é própria e, ao fazê-lo, sugere a necessidade e as possibilidades de os trabalhadores transformarem essa situação de incerteza, que se arrasta perigosamente e em escala internacional, em oportunidade para superar o capitalismo neoliberal em benefício da grande maioria.”, explica o docente da UFU.

Os interessados podem adquirir o livro no site da editora Lutas Anticapital.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Diarco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

Palavras-chave: Ciências Sociais UFU Lançamento de livro política

A11y