Publicação

Livro organizado por professores da UFU e da Universidade de Buenos Aires aborda crises democráticas na América Latina

Obra está disponível gratuitamente e agrupa textos de pesquisadores de diversos países

Publicado em 14/06/2024 às 10:19 - Atualizado em 01/07/2024 às 11:18

Imagem: Canva

Lançado no início de 2024, o livro “La crisis de la democracia en América Latina” é uma colaboração entre Danilo Enrico Martuscelli, professor do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Incis/UFU), e Andrés Tzeiman, da Universidad de Buenos Aires (UBA), na Argentina. O exemplar faz parte da coletânea “Agendas Emergentes”, organizada pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), e está disponível de forma gratuita no site do conselho.

A publicação é composta por artigos de 16 autores de oito países da América Latina e é dividida em três partes, além da introdução geral dos organizadores. Cada uma, com o intuito de refletir sobre as perspectivas da crise democrática que assola a América Latina. Na primeira parte, há uma discussão teórica sobre essa crise, o neogolpismo na América Latina e a relação entre neoliberalismo e moral familiar. Na segunda parte, a obra aborda a dimensão dos conflitos sociopolíticos recentes no Peru, Brasil e Argentina e os debates sobre a presença militar nos processos políticos do Brasil e da Bolívia . Por fim, o livro traz reflexões sobre a emergência da extrema-direita na cena política latino-americana.

Dinâmica

Para fazer parte da coletânea, foi destinada uma convocatória a pesquisadores dos centros membros e associados ao CLACSO, com o intuito de criar uma coleção de livros com base em três princípios básicos, sendo eles: economias populares e alternativas; novas direitas e ameaças ao sistema democrático e Ecofeminismo; cuidados rurais e cuidados comunitários. Neste processo, “La crisis de la democracia en América Latina” foi uma das três propostas aprovadas dentre as 17 recebidas pelo conselho.

Já para o processo de convite aos pesquisadores para participarem da elaboração do livro, ambos os colaboradores buscaram detectar quais profissionais estavam investigando aspectos como a crise da democracia, golpes de estado e a ascensão da extrema direita na América Latina. A colaboração entre os professores organizadores da obra surgiu por meio de contatos anteriores em jornadas, estágio pós-doutoral e outros eventos. A partir destas interações e da afinidade das temáticas trabalhadas por todos, foi proposta a organização do livro.

A obra já teve três lançamentos presenciais: o primeiro, nas VI Jornadas Internacionales de Estudios de América Latina y el Caribe”, realizadas no final de abril, na Universidad de Buenos Aires; o segundo, na Feira Internacional do Livro de Buenos Aires, no início de maio; e o terceiro e último, no V Colóquio Louis Althusser, realizado em La Paz. na Bolívia. em meados de maio.

Palavras-chave: crises democracia américa latina incis