UFU desenvolve sistema de autenticação única

Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação apresentou projeto em workshop de instituições federais

Publicado em 17/06/2024 às 08:46 - Atualizado em 17/06/2024 às 17:58

Projeto é uma ação relacionada ao Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFU; desenvolvimento demorou cerca de um ano. (Foto: Túlio Daniel)

O Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação da Universidade Federal de Uberlândia (CTIC/UFU) desenvolveu um sistema de autenticação única (SSO/UFU) que permite ao usuário acessar os diferentes sistemas da instituição utilizando sua conta do Governo Federal (gov.br) ou sua identificação da instituição (IDUFU). A proposta se alinha às ações de transformação digital do Governo Federal, que por meio de um acesso único, possibilita acessar vários serviços digitais do governo.

A universidade já integrou 14 sistemas institucionais com o SSO/UFU, os quais utilizam diferentes tecnologias de desenvolvimento. O projeto visou remodelar a forma de autenticação e segurança de login, além de integrar tarefas relacionadas ao envio e aceite de termos de uso, atendendo as conformidades com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).

Desenvolvido pela equipe da Divisão de Sistemas do CTIC, o projeto foi apresentado no Workshop de Tecnologia de Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil (WTICIFES). O evento teve como objetivo discutir as possibilidades de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na reconstrução e inclusão das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), para que possam se adaptar às mudanças do mundo atual e oferecer educação de qualidade a todos os cidadãos.

A novidade foi apresentada por Wancharle Sebastião Quirino
A novidade foi apresentada por Wancharle Sebastião Quirino, analista de tecnologia da informação e integrante do CTIC/UFU. (Foto: WTICIFES)

A implementação do projeto exigiu a integração dos sistemas Guatambu da UFU e a conta gov.br. O Guatambu é um barramento de serviços que se comunica com a base de dados institucional a fim de prover informações acadêmicas e administrativas para sistemas mantidos pela UFU.

Antes da implementação, cada sistema possuía uma forma individual de autenticação e controle de segurança de login. “O SSO/UFU permite aprimorar a experiência do usuário, pois apresenta mais segurança digital, modernidade, transparência, integração e agilidade ao processo de login nos serviços digitais da UFU, além de um controle eficiente de log de acesso e integração com a base institucional”, explica Fabiano Ribeiro Alves, analista de tecnologia da informação da UFU.

Além disso, o SSO/UFU implementou um mecanismo de logout dos usuários. A equipe explica que, na biblioteca da UFU, por exemplo, é comum os alunos pesquisarem os livros que desejam e fecharem o navegador sem deslogar da conta. Com o novo sistema, a sessão do SSO encerra depois de determinado tempo ou quando o usuário fecha o navegador.

Futuramente, a equipe busca implantar o SSO nos demais sistemas da instituição. No momento, falta integrar ao Sistema de Gestão (SG) e aplicativo Mobile, além da implantação da autenticação em dois fatores.

Palavras-chave: CTIC login autenticação única Tecnologia