Divulgação científica

UFU inscreve propostas para o ‘Brincando e Aprendendo’

Mostra de popularização da ciência, tecnologia e arte será realizada em outubro

Publicado em 27/08/2024 às 12:13 - Atualizado em 28/08/2024 às 08:51

O Brincando e Aprendendo tem um público diverso e é aberto à comunidade em geral, incluindo estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio (foto: Alexandre Costa)

Até 16 de setembro ficam abertas as inscrições de propostas de atividades para o “Brincando e Aprendendo”, mostra de popularização da ciência, tecnologia e arte realizado pelo Museu Diversão com Ciência e Arte (Museu Dica) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).

O evento faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro deste ano no espaço de exposições do Museu Dica, localizado no Parque Gávea, avenida Paulo Gracindo, 950, em Uberlândia.

Podem propor atividades os professores e os técnicos administrativos da UFU, bem como grupos de pesquisa e de extensão da universidade e de outras instituições de ensino superior. Também poderão ser aceitas propostas de profissionais de empresas e de organizações não governamentais e de alunos independentes.

A mostra acontece desde 2010 e, neste ano, tem como tema “Biomas do Brasil: Diversidade, saberes e tecnologias sociais”. As atividades, como oficinas, teatro, jogos, danças e exposições, devem permitir a interação lúdica com os visitantes. O Brincando e Aprendendo tem um público diverso e é aberto à comunidade em geral, incluindo estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Sílvia Martins, docente do Instituto de Física da UFU, coordenadora da mostra e membro do Conselho Curador do Museu Dica, afirma que o Brincando e Aprendendo é uma oportunidade tanto para a população quanto para os pesquisadores extensionistas da universidade de conversarem sobre ciência de uma forma divertida.

“Ele tem essa essa perspectiva de ser um evento interativo, de proporcionar conversas, diálogos, interações. Então, eu acho que o espaço é privilegiado nesse sentido de que eu não vou falar de ciência de maneira formal. Eu não vou falar de ciência no ambiente sisudo ou sério”, diz.

A coordenadora reforça que o evento é um espaço aberto para que os cientistas possam se colocar nesse lugar de brincar para falar do seu trabalho com todos os tipos de pessoas, principalmente crianças e adolescentes de uma forma lúdica.

“A  partir do momento que eu vou para o Brincando e Aprendendo, eu preciso conseguir falar sobre a minha pesquisa, sobre o meu processo de ensino, sobre os meus projetos de extensão, trazendo a ciência para a população de uma forma bem leve e bem divertida. Espero que todos possam aproveitar bastante, se divertir bastante, tanto o público que visita quanto o público que expõe”,  declara Martins.

O resultado das propostas selecionadas será divulgado em 23 de setembro. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones (34)3230-9571 e (34)99674-9887 ou pelo e-mail snct.brincandoeaprendendo@gmail.com.

O Brincando e Aprendendo tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Palavras-chave: Ciência Divulgação Científic arte Tecnologia Popularização