Pular para o conteúdo principal
Extensão

UFU lança o primeiro Cecate do Sudeste

Objetivo do centro é apoiar de forma técnica a gestão de recursos do transporte escolar da região e a aplicação das políticas públicas

Publicado em 07/06/2024 às 10:05 - Atualizado em 07/06/2024 às 16:03

Dos nove convidados para a solenidade, apenas uma precisou participar de forma remota. (Foto: Milton Santos)

Aconteceu, na manhã da última quinta-feira (6/6), na Sala de Reunião dos Conselhos, no bloco da Reitoria, a solenidade de lançamento do Programa Centro Colaborador de Apoio ao Transporte Escolar (Cecate UFU Sudeste). O programa é uma parceria entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) para colaborar no aprimoramento da gestão do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e do Programa Caminhos da Escola em municípios da Região Sudeste.  

Participaram da cerimônia, que aconteceu de forma híbrida: o vice-reitor da UFU, Carlos Henrique Martins da Silva; o representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), Alexandre Molina; o coordenador-geral da Política de Transporte Escolar do FNDE, Leonardo Andrade; o diretor administrativo e financeiro da Secretaria Municipal da Educação de Uberlândia - na ocasião, também representando a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) -, Marco Antônio Palhares Filho; a secretária executiva do Fórum Municipal da Educação em Uberlândia - e representante da União Nacional dos Conselhos Municipais da Educação (Uncme) -, Adriana do Nascimento; o procurador da República Onésio Amaral; o coordenador-geral institucional do Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão do Programa Educacional (Cecampe Sudeste), Caio Katrib; a coordenadora-geral institucional do Cecate UFU Sudeste, Renata de Oliveira; e, de forma remota, a coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do Transporte Escolar do FNDE, Lívia dos Santos. 

Na ocasião, o coordenador-geral do Cecampe UFU Sudeste, Caio Katrib, reforçou a importância do momento e do lançamento do programa. “Nós estamos fazendo, de fato, uma extensão que chega até as pessoas, levando, então, a necessidade de um olhar mais atento para as políticas públicas. Hoje, estamos falando sobre o transporte escolar, fazendo com que os municípios entendam a importância da valorização desse serviço para a melhoria e qualidade da educação”, afirmou.

Katrib também enalteceu que possuir o Cecate e o Cecampe na UFU reforça o posicionamento que a universidade tem perante a educação: “Ter aqui na UFU o Cecate e o Cecampe só vem a somar aquilo que é a filosofia principal dessa universidade, que é promover um ensino de qualidade e, também, ações de extensão e pesquisa que ajudem e colaborem com a melhoria da qualidade da educação do nosso país, em especial da Região Sudeste, na qual tanto o Cecate, quanto o Cecampe atuam.”  

 

Cecate UFU Sudeste 

Este é o primeiro Cecate da Região Sudeste. Até um ano e meio atrás, de acordo com a coordenadora de Monitoramento, Avaliação e Apoio à Gestão do Transporte Escolar do FNDE, Lívia dos Santos, a gestão do transporte escolar era feita na mesma coordenação-geral que fazia gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Com isso, a iniciativa da criação do Cecate tem como principais objetivos assegurar mais eficiência na execução dos recursos, otimizar os resultados das ações e proporcionar um transporte mais seguro e de qualidade aos estudantes das redes públicas de Ensino, apoiando o Pnate e o Programa Caminhos da Escola. 

Por fim, Santos frisou a importância do centro colaborador para a execução das políticas públicas e gestão dos recursos. “A assistência financeira sem a assistência técnica não garante a boa gestão desse dinheiro. Precisamos focar com mais carinho, cuidado e zelo, de fato, na assistência técnica”, completou a coordenadora. Para ela, o primeiro desafio do Cecate UFU Sudeste está em oportunizar a formação de todos os entes federados da região.  

Confira, abaixo, a cobertura fotográfica da solenidade de lançamento.

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU. 

 

Palavras-chave: Cecate Cecampe educação transporte escolar FNDE

A11y