UFU promove a exposição 'Experimentações em Litografia Alternativa'

Obras podem ser visitadas entre os dias 17 e 28 de junho, das 8h às 18h, no Laboratório Galeria, localizado no Bloco I do Campus Santa Mônica

Publicado em 21/06/2024 às 12:33 - Atualizado em 01/07/2024 às 11:52

Foto: arquivo pessoal

A exposição "Experimentações em Litografia Alternativa" apresenta 17 obras de arte no campo da gravura, criadas durante um curso de Litografia Alternativa oferecido durante as férias letivas da graduação. O curso foi ministrado por Pedro Carneiro, estudante de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), tendo como base a sua pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), sob orientação da professora Priscila Rampin.

Na imagem, aparecem duas pessoas observando as obras da exposição
Foto: Luísa Gonçalves

O curso explorou uma técnica inovadora conhecida como litografia de cozinha, desenvolvida pela artista francesa Émilie Aizier. A técnica utiliza materiais comuns encontrados em cozinhas, como papel alumínio e refrigerante à base de cola, em substituição à pedra calcária e produtos químicos tradicionais, tornando o processo mais acessível e menos tóxico. A litografia tradicional, inventada pelo alemão Alois Senefelder no século XVIII, envolve a criação de imagens sobre uma matriz de pedra calcária tratada quimicamente, um recurso de difícil acesso no Brasil.

Na imagem, aparecem alunos sentados ao redor de uma mesa, desenhando
Foto: Luísa Gonçalves

Para Pedro Carneiro, a litografia de cozinha alcança resultados estéticos relativamente próximos aos da litografia tradicional. "Vale lembrar que a litografia tradicional data de 1796, enquanto a litografia de cozinha foi inventada em 2011, o que significa que ainda há muito a ser descoberto e melhorado, com a possibilidade de um dia se equiparar completamente à sua versão clássica", destaca o estudante.

Na imagem, aparecem duas pessoas observando as obras da exposição
Foto: Luísa Gonçalves

Entre os artistas cujas obras estão expostas, além de Carneiro, estão: Ana Carolina Mendonça Lino, Laís Caroline Silveira, Luísa Gonçalves Dias Salomão, Maísa Inácio Prado, Maria Clara Lima, Maria Julia Pertile e Uli Fonseca de Paula. Carneiro avalia os resultados finais do curso como satisfatórios, apesar de julgar seis encontros como um tempo insuficiente para o aprendizado de uma técnica inédita: "Todos os participantes não só atingiram os objetivos propostos, mas também contribuíram para a pesquisa, sugerindo novos materiais e experimentando diferentes suportes para impressão."

Palavras-chave: #ArtesVisuais curso exposição artística