Educação básica

UFU recebe III Seminário Diário de Ideias

Objetivo do encontro é trazer o diálogo e ampliar as possibilidades de experiências das crianças no processo de aprendizagem da leitura e da escrita

Publicado em 17/06/2024 às 15:37 - Atualizado em 01/07/2024 às 11:51

Fotos: Milton Santos

Foi realizado, entre os dias 4 e 6 de junho, o III Seminário Diário de Ideias, voltado à inovação e criatividade na educação. O evento ocorreu no Anfiteatro do Bloco 5S do Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

O Seminário Diário de Ideias, vinculado ao Programa Institucional Diário de Ideias e ao Grupo de Pesquisa Criatividade, Aprendizagem e Subjetividade, conta com a parceria da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU), bem como da Escola de Educação Básica (Eseba/UFU). A iniciativa teve, ainda, o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), juntamente com a Faculdade de Educação (Faced/UFU) e a Fundação de Apoio Universitário (FAU).

A docente idealizadora e responsável pelo programa, Luciana Soares Muniz, explica que este evento foi marcado pelo campo da educação, levando a inovação e a criatividade para os espaços escolares. “O objetivo é trazer o diálogo e ampliar as possibilidades de experiências das crianças no processo de aprendizagem da leitura e da escrita”, afirma.

O encontro discutiu sobre a implementação da metodologia “Diário de Ideias” e outras experiências criativas e inovadoras no campo da educação, incluindo oficinas e mesas-redondas, com discussões a partir de uma perspectiva cultural-histórica da criatividade. O evento reuniu pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento para o exercício da dialogicidade com docentes e estudantes da educação básica, do ensino superior (graduação e pós-graduação) e demais integrantes da comunidade escolar.

Na composição da mesa de abertura do seminário, estiveram presentes: o reitor da UFU, professor Valder Steffen Junior; representando a deputada federal Dandara Tonantzin, o assessor professor Gilberto Neves; representando o pró-reitor da Proexc, Hélder Eterno da Silveira; a coordenadora da Divisão de Formação da Escola de Extensão, Ana Angélica Belório; a pró-reitora de Graduação, professora Kárem Cristina de Sousa Ribeiro; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Carlos Henrique de Carvalho; a supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Iturama, professora Marimilia Novelini Dela Vale; representando a Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, professora Renata Peixoto; representando a equipe gestora da Eseba, professora Aline Carrijo de Oliveira assessora pedagógica da Escola; e a coordenadora-geral do Programa Institucional Diário de Ideias, professora Luciana Soares Muniz.

Durante a cerimônia de abertura do seminário, o reitor Valder Steffen Junior apresentou um cenário comum que ocorre no Brasil, quando se fala de educação para crianças e adolescentes. "A pior forma de exclusão que existe no nosso país é a autoexclusão; é quando uma criança, um jovem, passa pela rua aqui, reconhece a universidade e imagina que aquilo lá não é para ele(a).” Ele continuou sua fala e direcionou suas palavras para algumas das crianças que fazem parte do projeto e estavam presentes no local: “Essa universidade é nossa, mas [também] de vocês… É sua, viu, Sophia? Viu, Caio? Avisa para a Emanuele, que já foi embora, que a Universidade Federal de Uberlândia é dela! (...) é responsabilidade nossa [da instituição] termos os recursos necessários de assistência estudantil para que aquelas crianças, jovens, que têm algum tipo de vulnerabilidade socioeconômica possam estar na universidade."

Imagem mostra pessoas sentadas em cadeiras, compondo a plateia, frente a uma mesa com outras pessoas (autoridades) e uma fachada com a inscrição 'III Seminário Diário de Ideias'
Mesa de abertura do evento

Sobre o Programa Diário de Ideias

O Programa Institucional Diário de Ideias (@diariodeideiasoficial), vinculado ao Programa Institucional de Formação Continuada para o Desenvolvimento do Profissional da Educação Básica, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc), foi idealizado pela professora Luciana Muniz, da Escola de Educação Básica (Eseba/UFU). A iniciativa tem a finalidade de efetivar formação de professores com ênfase em ações pedagógicas inovadoras para contribuir com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes e demais profissionais da educação básica.

A metodologia Diário de Ideias é pautada para o ensino/aprendizagem da leitura e da escrita com seus princípios e ações que envolvem o "experienciar, registrar e compartilhar". A proposta tem contribuído para favorecer a expressão da criatividade na aprendizagem e no ensino, bem como o desenvolvimento da subjetividade dos aprendizes da educação básica.

Veja, abaixo, uma galeria especial com fotos da abertura (5/6) e do último dia (6/6) do III Seminário Diário de Ideias:

Palavras-chave: III Seminário Diário de Ideias diário de ideias Programa Institucional Diário de Ideias PROEXC Educação criatividade aprendizagem