Publicado em 11/12/2025 às 16:51 - Atualizado em 11/12/2025 às 18:35
Ao longo dos últimos seis meses, o projeto "Diário de Ideias em descobertas com IA" promoveu uma experiência marcante tanto para alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU) quanto para acadêmicos de quatro cursos de graduação da UFU – Ciência da Computação, Pedagogia, Psicologia e Sistemas da Informação – atuantes como voluntários, bolsistas de extensão, estagiários curriculares ou estagiários de Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). “Em linhas gerais, o objetivo deste projeto é desenvolver ações que envolvam Inteligência Artificial e as ideias dos estudantes do 1º ao 3º anos do ensino fundamental da Eseba que vivenciam a disciplina ‘Laboratório de Ideias’, ministrada por mim, bem como de outras instituições públicas de educação básica. Visa também contribuir com a formação de estudantes de graduação da UFU, atendendo à Resolução nº 7/2018 do Ministério da Educação (MEC) e à Resolução nº 25/2019 do Conselho Universitário da UFU”, resume a professora Luciana Soares Muniz, que é criadora e coordenadora do Programa Institucional Diário de Ideias, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proexc/UFU).
A apresentação dos resultados finais do “Diário de Ideias em descobertas com IA” foi realizada no último dia 5 de dezembro, com a participação de alunos da Eseba, membros da equipe da universidade envolvida com o projeto e convidados. Representando a Administração Superior da UFU, quem marcou presença foi o diretor de Ensino, professor Roberto Bernardino Júnior. Na ocasião, ele comentou que a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) reativou uma divisão da Diren, no intuito de aumentar cada vez mais a aproximação com as atividades da Eseba e da Escola Técnica de Saúde (Estes).
Na avaliação de Bernardino, iniciativas como aquela tendem a repercutir tanto imediatamente, na qualidade da formação dos atuais graduandos da UFU, quando a médio e longo prazos, atraindo para a instituição estudantes cuja criatividade e senso crítico foram estimulados desde a formação na educação básica. “Quando temos a oportunidade de ver um trabalho como este, que une estudantes de graduação e do ensino fundamental, podemos observar que estamos ‘plantando uma sementinha’ para o que vai chegar logo logo. Não tenha dúvida que ver este trabalho acontecendo é um reencontro com a imaginação, com o mundo lúdico, porque, quando a criança desenha, certamente ela imagina aquilo em movimento, e não de uma forma estática. Quando ela pode ver isso acontecer, está tendo a sua criatividade provocada (...) a gente percebeu o quanto trazer a Inteligência Artificial para estas crianças foi importante para elas se conscientizarem sobre os cuidados com a utilização da IA, a questão da segurança digital (...) perguntei pra elas: ‘como foi ver o seu trabalho em movimento?’. A resposta foi o olho brilhando. Isso tem um significado muito importante pra eles. E pra gente também”, exclamou.
Ainda de acordo com o diretor de Ensino, é possível fazer uma analogia com uma famosa expressão do futebol e dizer que a UFU está trabalhando bem desde as categorias de base: “É isso mesmo. Um trabalho contínuo, visando à formação de um aluno que chega à faculdade mais preparado, com um olhar diferente. A gente tem certeza de que, a partir deste projeto, sempre que essas crianças ouvirem falar alguma coisa de Inteligência Artificial, não é mais uma novidade para elas; já sabem do que se está falando. Neste sentido, esta semente plantada vai dar para estes alunos, quando chegarem na época de entrar no ensino superior, um norte muito mais claro do que é isso, se interessa ou não e como funciona. Não tenha dúvida de que a gestão da UFU tem muito empenho nesta aproximação, nesta construção com estas crianças.”
Empolgação compartilhada pela diretora da Eseba, professora Núbia Silvia Guimarães, que destacou a importância da valorização da capacidade criativa daqueles jovens estudantes. “Esta criação, aliada à tecnologia, aos recursos midiáticos atuais aos quais eles já estão inseridos, é algo fantástico. O resultado é este engajamento deles, entendendo que a escola pode ser atraente, inovadora, divertida, muito interessante e trazendo um conhecimento incrível em relação às tecnologias. Então, no sentido da formação, só há ganhos para eles. E também despertando o interesse para esta área, este campo tão novo e atual, que é o uso das IAs, das tecnologias, no processo de construção do conhecimento. Podemos ter entre estas crianças futuros alunos dos novos cursos que a UFU está criando [as graduações em Inteligência Artificial; Cibersegurança; Ciência de Dados e Estatística; e Engenharia de Computação com Inteligência Artificial Aplicada]”, vislumbrou a diretora, acrescentando que, além do "Diário de Ideias em descobertas com IA", a Eseba também possui outros dois projetos em parceria com a Faculdade de Computação (Facom/UFU).
Docente responsável pelo acompanhamento e orientação atividades dos universitários envolvidos nessa ação do Diário de Ideias, Paulo Henrique Ribeiro Gabriel avalia que essa vivência tem sido transformadora para eles. “Tiveram que trocar a rigidez técnica das salas de aula pelo ambiente dinâmico da Eseba, o que demanda paciência e bastante dedicação. Sem dúvida, é um processo de aprendizado mútuo e enriquecedor”, resumiu.
Finalizando, o professor da Facom argumentou que a Inteligência Artificial, especialmente em sua vertente generativa (como o Google Gemini e o ChatGPT), já está enraizada em nossa rotina e, consequentemente, demonstrar às crianças o poder dessas tecnologias deixa de ser apenas uma instrução técnica para se tornar uma necessidade educativa. “Em nosso projeto, equilibramos o entusiasmo pelas possibilidades com a cautela necessária: enfatizamos a privacidade e a confiabilidade, instruindo os pequenos a jamais compartilharem dados pessoais ou fotos e a manterem sempre a supervisão de um adulto. Em uma época em que a distinção entre o real e o fabricado por IA se torna difusa, esse ‘letramento em IA’ é vital para fomentar o pensamento crítico e a própria cidadania.”
Confira, abaixo, depoimentos de estudantes envolvidos com o “Diário de Ideias em descobertas com IA”:
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Palavras-chave: diário de ideias Eseba Facom FACED IP PROEXC UFU inteligência artificial
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