Publicado em 17/11/2025 às 16:40 - Atualizado em 19/11/2025 às 10:11
No início de outubro, a Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação lançou o programa Universidades Inovadoras, visando “transformar as universidades federais em ambientes dinâmicos de inovação, capazes de conectar ciência, empresas e sociedade, impulsionando a neoindustrialização e a transformação ecológica do país”. A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) fez sua adesão ao programa e a Reitoria e Pró-reitoria de Graduação (Prograd/UFU) consultaram todas as unidades acadêmicas para identificar o interesse em propor vagas nas áreas contempladas pelo programa.
O resultado, nesse primeiro momento, foi a apresentação de 4 propostas para novos cursos de graduação: “Inteligência Artificial”, pela Faculdade de Computação (Facom), “Cibersegurança”, pela Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt), “Ciência de Dados e Estatística”, do Instituto de Matemática e Estatística (IME) e “Engenharia de Computação com Inteligência Artificial Aplicada”, da Feelt.
A vice-reitora da UFU, Catarina Azeredo, presidiu a sessão extraordinária do Conselho de Graduação (Congrad/UFU) na tarde desta segunda-feira, 17/11, na qual foram aprovados os projetos pedagógicos das graduações em “Ciência de Dados e Estatística” e “Engenharia de Computação com Inteligência Artificial Aplicada”. Estes novos projetos pedagógicos alteram os projetos dos cursos de “Estatística” e de “Engenharia da Computação”, graduações já existentes na universidade. Também foram aprovadas a criação de dois novos cursos de graduação: “Inteligência Artificial” e “Cibersegurança”.
Conforme explicou Azeredo, “a ideia foi que as universidades pudessem pensar em cursos que estejam alinhados às áreas Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, prevendo interiorização de vagas, inclusão social e a criação de novas vagas de cursos do ensino superior para essas áreas específicas”.
Os pareceres aprovados pelo Congrad/UFU ainda devem passar por apreciação do Conselho Universitário (Consun/UFU) e, se aprovados, serão apresentados posteriormente ao Ministério da Educação (MEC) para aprovação. A previsão é de que os quatros cursos iniciem as ofertas de vagas a partir do próximo processo seletivo. Na UFU, o ingresso do semestre 2026/1 acontece por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
O pró-reitor de Graduação, Waldenor Barros Moraes Filho, agradeceu aos envolvidos e destacou a importância da inserção da inovação na universidade. “A gente tem que se abrir para a inovação. Sabemos que toda inovação traz riscos e compromissos. Mas se nós não apostarmos, nós vamos continuar trabalhando como era a 30 anos atrás”, apontou.
Confira, a seguir, as informações dos cursos aprovados pelo Congrad/UFU:
Curso
Graduação em Ciência de Dados e Estatística
Grau
Bacharelado
Campus
Santa Mônica
Turno
Noturno
Duração
4 anos (8 semestres)
Vagas ofertadas
30 vagas semestrais
Graduação em Engenharia de Computação com Inteligência Artificial Aplicada
Vespertino
4 anos (8 semestres letivos)
Graduação em Cibersegurança
Graduação em Inteligência Artificial
Matutino
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Graduação inovação Congrad UFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS