Publicado em 18/11/2025 às 18:04 - Atualizado em 28/11/2025 às 15:17
A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) aprovou a criação dos cursos de graduação: “Inteligência Artificial”, pela Faculdade de Computação (Facom), e “Cibersegurança”, pela Faculdade de Engenharia Elétrica (Feelt). Os cursos fazem parte do programa Universidades Inovadoras, da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação, lançado em outubro, que visa “transformar as universidades federais em ambientes dinâmicos de inovação, capazes de conectar ciência, empresas e sociedade, impulsionando a neoindustrialização e a transformação ecológica do país”.
A aprovação aconteceu na tarde desta terça-feira, 18/11, em reunião extraordinária do Conselho Universitário (Consun), instância máxima da instituição. A previsão é de que os cursos aprovados iniciem as ofertas de vagas a partir do próximo processo seletivo. Na UFU, o ingresso do semestre 2026/1 acontece por meio do SiSU (Sistema de Seleção Unificada).
Com a aprovação, os projetos serão cadastrados no sistema interno da universidade para posteriormente serem enviados ao MEC. “Agora é cadastro interno, cadastro externo no MEC, daí se atualiza o termo de adesão da UFU ao SiSU e os novos cursos já aparecem no sistema”, explica o pró-reitor de Graduação, Waldenor Barros Moraes Filho.
Para Rodrigo Sanches Miani, diretor da Facom, a criação do curso de bacharelado em Inteligência Artificial representa um marco. “Para a Universidade, significa fortalecer nosso compromisso com a formação de excelência em áreas estratégicas de ciência e tecnologia, alinhadas às políticas nacionais de inovação. Para a sociedade, é uma oportunidade de formar profissionais altamente qualificados para enfrentar desafios reais — da saúde à cibersegurança, da indústria ao agronegócio — impulsionando desenvolvimento econômico, inovação e soberania tecnológica. É um passo decisivo para posicionar não apenas a UFU, mas também a cidade de Uberlândia como referência nacional em Inteligência Artificial”, enfatiza Miani.
Os novos cursos aprovados compõem a Fase 1 do programa Universidades Inovadoras. “A adesão para a Fase 2 acontecerá ao longo do primeiro semestre de 2026 para início em 2027. Nós estamos na fase de mapeamento de interesses das unidades acadêmicas [novos cursos], de posse das demandas o reitor vai encaminhar para o MEC que validará ou não as propostas apresentandas”, comenta o pró-reitor de Graduação.
A vice-reitora da UFU, Catarina Azeredo, que presidiu a sessão extraordinária, reforçou o trabalho desenvolvido para a criação dos cursos. “Só foi possível aderir a esse programa do MEC por causa de um esforço coletivo dos diretores das unidades acadêmicas envolvidas, dos presidentes do núcleo docente estruturante, da equipe da Pró-reitoria de Graduação, dos relatores, que fizeram relatos com muita brevidade, e da secretaria-geral que conduziu todo esse processo para que a gente pudesse cumprir os prazos, que foram muito curtos, estabelecidos pelo MEC”, destacou Azeredo
Confira, a seguir, as informações dos cursos aprovados pelo Consun/UFU:
Curso
Graduação em Inteligência Artificial
Grau
Bacharelado
Campus
Santa Mônica
Turno
Matutino
Duração
4 anos (8 semestres letivos)
Vagas ofertadas
30 vagas semestrais
Graduação em Cibersegurança
Noturno
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: Graduação inovação Congrad UFU
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS