Pular para o conteúdo principal
Educação

Metodologia Diário de Ideias, literalmente, expande horizontes

Com atividades de agosto a dezembro de 2025, novas turmas do curso de formação oferecido pela UFU têm como inscritos profissionais da educação básica atuantes nas cidades de Iturama, Itapagipe, Uberlândia, Romaria, Cascalho Rico e Prata

Publicado em 02/09/2025 às 14:58 - Atualizado em 11/09/2025 às 13:29

Imagem: montagem com prints prints da reunião virtual de abertura da sétima edição do Curso de Formação Diário de Ideias

 

Agosto chegou ao fim, mas ainda há muito trabalho – e novos conhecimentos – pela frente para um grupo de 185 docentes da educação básica inscritos na nova turma de capacitação da Metodologia Diário de Ideias. As atividades tiveram início no último dia 12 de agosto e terão continuidade ao longo do semestre, totalizando uma carga horária de 100 horas a ser concluída até 14 de dezembro. A plataforma utilizada é a Moodle, com gerenciamento pelo Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia (CEaD/UFU).

Esta é a sétima edição do curso e tem como público-alvo profissionais de seis municípios mineiros: Iturama, Itapagipe, Uberlândia, Romaria, Cascalho Rico e Prata. Além dos estabelecimentos de ensino das redes municipais, o projeto também está sendo implementado em duas escolas espíritas localizadas em Uberlândia e Patos de Minas. “O curso está organizado em um total de cinco módulos, compondo cinco pistas, como uma ‘caça ao tesouro’. Para isso, os cursistas terão um mapa para desvendar o tesouro. Ao final da formação, cada participante encontrará seu próprio tesouro. A realização de todo o processo se baseia na prática de estudo diário e contínuo do/da participante”, resume Luciana Muniz, docente da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU), idealizadora e coordenadora do Programa Institucional Diário de Ideias.

No âmbito da UFU, o programa conta com apoio e parceria das pró-reitorias de Extensão e Cultura (Proexc) e de Graduação (Prograd), da Eseba, do CEaD, da Fundação de Apoio Universitário (FAU) e da Diretoria de Comunicação Social (Dirco). Politicamente, o incentivo para a nova edição do curso veio por meio de uma Emenda Parlamentar concedida pela deputada federal Dandara Tonantzin (PT), a qual destaca a importância do Diário de Ideias como "projeto que impacta a educação e que tem contribuído para transformar a realidade do nosso país e promovendo, de fato, a aprendizagem dos estudantes".

 

Abrangência

O Programa Institucional Diário de Ideias, com ações de formação desde 2019, já alcançou mais de 10.000 estudantes e mais de 800 docentes da educação básica. A Metodologia Diário de Ideias, em âmbitos nacional e internacional, tem se destacado como inovadora e criativa, promovendo aprendizagem e desenvolvimento subjetivo dos seus participantes. Atualmente, a equipe envolvida nas atividades totaliza mais de 200 pessoas.

Dentre as premissas básicas do programa, está o objetivo de efetivar e favorecer um espaço-tempo para formação de docentes da rede pública de ensino que atuam na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. É neste sentido que se propõe a utilização da Metodologia Diário de Ideias, conforme detalha a sua criadora: “Ela favorece a expressão da criatividade no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, assim como resguarda a participação autoral e protagonista dos/das estudantes, professoras/es e familiares, alinhadas aos desafios impostos pelo contexto atual de nossa sociedade. Nossa ideia é a implementação da Metodologia Diário de Ideias, tentando contribuir na transformação da Educação do nosso país, principalmente no quesito da criatividade nos processos de aprendizagem. Isso só é possível com a incrível equipe que atua na formação de professores(as), composta por docentes da Eseba/UFU e da Rede Municipal, assim como por estudantes de diferentes cursos de Graduação da UFU.”

Ainda de acordo com Luciana Muniz, o PISA – Programa Internacional de Avaliação de Estudantes [tradução de Programme for International Student Assessment] colocou o Brasil em 44º lugar neste quesito. “Ou seja, ele está muito aquém nisso; precisamos investir em ações no campo da criatividade. E o Diário de Ideias tem este propósito”, alega. E acrescenta: “Além do mais, ele [este programa] ajudou a UFU a receber o selo ‘ODS Educação’, porque nós trabalhamos também dentro da Agenda 2030, contribuindo com uma educação de qualidade no nosso país, acreditando que ela passa pelos processos de criar do ser humano, das potencialidades dele em se expressar, pelas várias linguagens. É por isso que focamos em três eixos: experienciar, registrar e compartilhar.”

 

Momento cultural e homenagem

Na solenidade de abertura dos trabalhos das novas turmas do curso, realizada em uma reunião virtual, a coordenadora revelou que o Diário de Ideias conta com um álbum composto por mais de 15 músicas e vídeos, o “Diário de Ideias Cantaroladas”. Coube ao professor Johnatan Augusto da Costa Alves, que participa do projeto e é um dos seus compositores, a apresentação especial de “Livre para Criar”, uma das faixas do álbum – confira, no vídeo abaixo.

 

O evento também foi marcado por uma homenagem especial a Yasmin Duarte Campos, estudante do curso de Psicologia da UFU e que fez parte da equipe do Diário de Ideias. “(...)Uma pessoa muito especial que, em 2025, nos deixou fisicamente, mas permanece viva em nossa memória, com sua inspiração e exemplo. Foi por meio dela que chegamos com a formação do Diário de Ideias à cidade de Itapagipe. Apaixonada pelo projeto, Yasmin atuou lado a lado com a professora Luciana Soares Muniz nas ações do programa, sempre com dedicação, carinho e entusiasmo. Seu sorriso contagiante, sua força e sua energia trazem felicidade e inspiração para todos nós. Seu trabalho é uma luz que ilumina os dias de tantas pessoas, e é uma honra tê-la como parte da nossa história. (...) Que sua luz continue iluminando nossos caminhos.”

 

 

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.

 

>>> Leia também:

    Palavras-chave: diário de ideias curso formação Professores Educação básica ensino fundamental PROEXC Prograd Eseba

    A11y