Indústria

Unidade Embrapii Femec UFU e Senai Uberlândia iniciam colaboração

Parceria faz parte do planejamento estratégico das instituições para os próximos 10 anos

Publicado em 27/06/2024 às 12:12 - Atualizado em 01/07/2024 às 11:41

Foto: Brenda Mesquita, AI Fiemg Regional VP

Somar esforços para gestar projetos maiores e fortalecer a indústria regional. Este é o principal objetivo de uma nova colaboração, iniciada em reunião no dia 9 de junho, entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Com apoio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Materiais Elétricos de Uberlândia (SindMetal), engenheiros do Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD/UFU) estiveram no Senai Santa Rosa e conheceram a infraestrutura e a capacidade de desenvolvimento de projetos.

O Senai Santa Rosa atua nos setores eletroeletrônica, eletromecânica e manutenção industrial e mecânica automotiva com projetos em parceria com indústrias e cursos técnicos para a sociedade. Na reunião, foram estabelecidas as primeiras ações em conjunto, que abrangem desde eventos gratuitos para a sociedade, como o AutoStop, realizado há nove anos pelo Senai em Uberlândia, até minicursos de aperfeiçoamento para pesquisadores e técnicos.

A Unidade Embrapii Femec UFU já atende mais de 60 indústrias do setor metalmecânico nas áreas automotiva, óleo e gás, siderurgia e metalúrgica, por meio do LTAD e do Centro para Pesquisa e Desenvolvimento de Processos de Soldagem (Laprosolda). “Desejamos somar o conhecimento técnico deles com o nosso acadêmico e com isso ampliarmos a capacidade de atendimento em realização de projetos de inovação para a indústria”, comentou o pesquisador do setor de prospecção do laboratório, Henry Fong.

Os representantes da universidade e da sociedade preparam projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), como o que foi apresentado pelo vice-presidente do SindMetal a respeito de uma solução para encontrar materiais contra o desgaste de peças dos motores a diesel. A demanda visa garantir eficiência das peças diante da nova composição do combustível, que passa de 12% para 14% de mistura de biodiesel.

“O problema do desgaste em motores a diesel está dentro das competências de solução da Unidade Embrapii Femec UFU. Temos vasta experiência sobre o assunto e, agora, nossos pesquisadores vão trabalhar com IA [Inteligência Artificial] gerando novas soluções. Desta forma, já há alguns anos, estamos contribuindo para o desenvolvimento energético e sustentável nesse período de transição energética tão importante para o mundo”, acrescentou a gestora do escritório de projetos do laboratório, Edja Iandeiara.

O intercâmbio entre pesquisadores da Unidade Embrapii Femec UFU e analistas de mercado do Senai pode beneficiar diversas outras demandas, como o mapeamento do setor para atender as indústrias por meio de parcerias público-privadas e o próprio fortalecimento do ensino. “Estudantes do Senai terão a oportunidade de participar de projetos de pesquisa de ponta no LTAD, enquanto alunos e pesquisadores da UFU podem aplicar seus conhecimentos teóricos em contextos industriais reais sob a orientação de profissionais experientes do Senai. Em resumo, a colaboração entre Senai Uberlândia e LTAD/UFU é um exemplo inspirador de como a união entre educação, pesquisa e indústria pode criar um ambiente propício para a inovação tecnológica e o crescimento sustentável”, conclui o gerente do Senai Santa Rosa, Rogério Franco.

Palavras-chave: LTAD Senai indústria Parceria