PARCERIA

Comitiva da região das mineradoras visita laboratório da Unidade Embrapii Femec UFU

Cidades das regiões dos Inconfidentes e do Alto do Paraopeba concentram as principais mineradoras de Minas Gerais

Publicado em 12/06/2024 às 09:52 - Atualizado em 20/06/2024 às 10:39

Comitiva de Itabirito, Conselheiro Lafaiete e Ouro Branco e representantes do Sebrae visitam galpão de ensaios em escala real na Unidade Embrapii Femec UFU. (Foto: divulgação LTAD)

Representantes das secretarias de desenvolvimento econômico, de associações dos setores comercial e industrial e pesquisadores das cidades de Ouro Branco, Conselheiro Lafaiete e Itabirito visitaram, no último 22 de maio, o laboratório da Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), vinculada à Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia (Femec/UFU).

A visita faz parte do planejamento do setor de prospecção de novas parcerias da Unidade Embrapii Femec UFU, em parceria com o agente de inovação do Programa ALI Ecossistemas de Inovação do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae MG), e visa beneficiar toda a área das mineradoras.

Só na região de Itabirito, por exemplo, estão instaladas 21 empresas de extração de minério de ferro, concentrando cerca de 60% do orçamento do município. “Essa visita trouxe possibilidade de networking e de conhecimento para levar melhorias e fortalecimento para as empresas do nosso município, gostei muito e vejo possibilidades que estou levando para nosso município para fazer o contato entre esses pesquisadores e as empresas locais visando o fortalecimento”, comenta a secretária de desenvolvimento econômico de Itabirito, Patrícia Pedrosa.

Para a Unidade Embrapii Femec UFU, o objetivo de visitas como esta é gerar novas conexões com o setor industrial metalmecânico atendendo às necessidades de inovação tecnológica. “Nós temos aqui equipes dedicadas para solucionar problemas e promover inovação. Hoje são cerca de 75 pessoas envolvidas, dedicadas para a execução de projetos de inovação, então, se existe um problema na indústria, nós vamos estar aqui para resolver”, destacou o pesquisador Luciano Magalhães, do Laboratório de Tecnologia em Atrito e Desgaste (LTAD/UFU).

Ecossistema de Inovação

Desde o ano passado, pesquisadores da Unidade Embrapii Femec UFU participam de eventos do Programa ALI Ecossistemas de Inovação do Sebrae MG. Esse envolvimento amplia as conexões com o ecossistema e as indústrias do setor metalmecânico de Minas Gerais. “O programa ALI Ecosistemas de Inovação tem por princípio desenvolver as conexões entre todos os atores, em especial aquele fomento feito pela Embrapii, onde a gente busca aproximar os empreendedores das principais linhas de desenvolvimento, fazendo com que eles possam potencializar os seus negócios, gerando emprego e renda”, explica o analista de negócios sênior do Sebrae MG, Eduardo Ramos.

Em oito anos de credenciamento no Programa, a Unidade Embrapii Femec UFU já captou mais de R$ 60 milhões em projetos vinculados a aproximadamente 60 indústrias parceiras dos setores automotivo, metalúrgico, siderúrgico e de óleo e gás, como a Petrobrás. “Essa visita deixou a gente com a cabeça cheia de ideias. Nós buscamos conhecer as unidades da Embrapii que temos, para serem utilizadas pelas nossas empresas e nós temos chances de que elas desenvolvam projetos com vocês lá ou com a gente aqui, em parceria com vocês”, acrescentou a representante do Instituto Federal de Itabirito, Adriana Almeida.

Dentro do planejamento de expansão de novos projetos, os pesquisadores da Unidade participaram também de uma roda de conversa com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), regional Vale do Paranaíba, e do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Materiais Elétricos (SindMetal) para também iniciar parcerias com as indústrias mineiras.

Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.