Publicado em 25/07/2024 às 08:23 - Atualizado em 31/07/2024 às 12:57
O projeto “Pergunta de Pedra”, do curso de Geologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Monte Carmelo, completa quatro anos com um novo desafio: produzir vídeos de divulgação científica para alunos dos ensinos fundamental e médio, financiados pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), em parceria com a Vale.
Coordenado pelo professor Felix Nannini como projeto de extensão e vinculado ao Instituto de Geografia, o “Pergunta de Pedra” já produziu dezenas de vídeos curtos sobre geociências, com explicações claras e divertidas para públicos diversos. O nome do projeto faz referência à frase comumente dita por geólogos: "não é pedra, é rocha!", que ilustra a preocupação em transmitir corretamente as nomenclaturas utilizadas pelos geocientistas. O mascote “Pedrito” interage com o público durante a explicação de uma pergunta sobre Geologia.
Agora, o “Pergunta de Pedra” foi selecionado, no edital “Geoloquê? 2024”, aberto em abril deste ano pela SBG e Vale para financiar e apoiar projetos audiovisuais de popularização das geociências voltados ao público infantojuvenil brasileiro. O grupo da UFU receberá R$ 30 mil que serão utilizados como bolsas para estudantes de graduação, softwares e equipamentos para a realização das atividades.
O edital para seleção dos bolsistas está aberto, até 02/08, para estudantes matriculados regularmente nos cursos de graduação em Geologia e Teatro. Além dos futuros bolsistas e do professor Nannini, integram o projeto o estudante Pedro Barbosa Torres Gomes, do curso de Geologia da UFU; a professora Pamela Pavanetto, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e o cineasta Leonardo Palatucci Bello.
O “Pergunta de Pedra” foi selecionado na categoria “Minério, Mineração e Cidadania: o encontro entre a Geologia e a Geoética”. O professor Nannini explica que “a geoética não é uma área nova da Geologia, mas está ganhando cada vez mais força nesse cenário de mudanças climáticas, em que o desenvolvimento das indústrias não está acompanhando o desenvolvimento do pensar o meio ambiente”. A geoética também aborda como a população pode se beneficiar da mineração, por exemplo, por meio das taxas que são cobradas das mineradoras pelas prefeituras.
O “Pergunta de Pedra” vai produzir três vídeos de um minuto voltados para o ensino fundamental e um vídeo de cinco minutos voltado para o ensino médio. Além do Pedrito, novos mascotes devem aparecer nesta temporada. Até fevereiro de 2025, os conteúdos estarão publicados no site da SBG.
Política de uso: A reprodução de textos, fotografias e outros conteúdos publicados pela Diretoria de Comunicação Social da Universidade Federal de Uberlândia (Dirco/UFU) é livre; porém, solicitamos que seja(m) citado(s) o(s) autor(es) e o Portal Comunica UFU.
Palavras-chave: geologia Pergunta de Pedra Divulgação Científica
Política de Cookies e Política de Privacidade
REDES SOCIAIS