Geologia

‘Pergunta de Pedra’ vence edital nacional e produzirá vídeos para educação básica

Projeto abre seleção de bolsistas dos cursos de graduação em Geologia e Teatro

Publicado em 25/07/2024 às 08:23 - Atualizado em 25/07/2024 às 17:16

O mascote 'Pedrito' interage com o público durante a explicação de uma pergunta sobre Geologia. (Foto: reprodução do Pergunta de Pedra)

O projeto “Pergunta de Pedra”, do curso de Geologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Campus Monte Carmelo, completa quatro anos com um novo desafio: produzir vídeos de divulgação científica para alunos dos ensinos fundamental e médio, financiados pela Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), em parceria com a Vale.

Coordenado pelo professor Felix Nannini como projeto de extensão e vinculado ao Instituto de Geografia, o “Pergunta de Pedra” já produziu dezenas de vídeos curtos sobre geociências, com explicações claras e divertidas para públicos diversos. O nome do projeto faz referência à frase comumente dita por geólogos: "não é pedra, é rocha!", que ilustra a preocupação em transmitir corretamente as nomenclaturas utilizadas pelos geocientistas. O mascote “Pedrito” interage com o público durante a explicação de uma pergunta sobre Geologia.

Agora, o “Pergunta de Pedra” foi selecionado, no edital “Geoloquê? 2024”, aberto em abril deste ano pela SBG e Vale para financiar e apoiar projetos audiovisuais de popularização das geociências voltados ao público infantojuvenil brasileiro. O grupo da UFU receberá R$ 30 mil que serão utilizados como bolsas para estudantes de graduação, softwares e equipamentos para a realização das atividades.

Sala de aula da Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez
Exibição do minidocumentário sobre a cerâmica de Monte Carmelo, extensão curricularizada no curso de Geologia (ACE: Divulgação do Conhecimento Geocientifico II), na Escola Estadual Professor Vicente Lopes Perez. (Foto: arquivo do Pergunta de Pedra)

O edital para seleção dos bolsistas está aberto, até 02/08, para estudantes matriculados regularmente nos cursos de graduação em Geologia e Teatro. Além dos futuros bolsistas e do professor Nannini, integram o projeto o estudante Pedro Barbosa Torres Gomes, do curso de Geologia da UFU; a professora Pamela Pavanetto, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e o cineasta Leonardo Palatucci Bello.

O “Pergunta de Pedra” foi selecionado na categoria “Minério, Mineração e Cidadania: o encontro entre a Geologia e a Geoética”. O professor Nannini explica que “a geoética não é uma área nova da Geologia, mas está ganhando cada vez mais força nesse cenário de mudanças climáticas, em que o desenvolvimento das indústrias não está acompanhando o desenvolvimento do pensar o meio ambiente”. A geoética também aborda como a população pode se beneficiar da mineração, por exemplo, por meio das taxas que são cobradas das mineradoras pelas prefeituras.

O “Pergunta de Pedra” vai produzir três vídeos de um minuto voltados para o ensino fundamental e um vídeo de cinco minutos voltado para o ensino médio. Além do Pedrito, novos mascotes devem aparecer nesta temporada. Até fevereiro de 2025, os conteúdos estarão publicados no site da SBG.

Palavras-chave: geologia Pergunta de Pedra Divulgação Científica